Da Redação SICOM PET,
por Fernando Lima Fernandes
por Fernando Lima Fernandes
A Realidade Aumentada é um conjunto de
técnicas que permite a inserção de um elemento virtual gerado por computador,
no mundo real. A Realidade Virtual é justamente o contrário, ou seja, permite a
inserção de um elemento real em um mundo virtual também gerado
computacionalmente.
As
técnicas de Realidade Aumentada e Realidade Virtual são amplamente usadas em
diversos ramos audiovisuais como filmes, novelas ou telejornais. Normalmente
são usadas para complementar alguma imagem televisiva de diversas formas.
Pode-se criar uma explosão ou até mesmo os famosos “globos terrestres” das
previsões meteorológicas dos telejornais.
A
inserção de elementos virtuais em cena pode ser feito através dos denominados
marcadores, que são figuras características. Ao serem reconhecidos pela câmera
são tratados via software, permitindo a inserção de um elemento virtual,
normalmente localizado em uma base de dados. Na figura a seguir há um exemplo de um
modelo de marcador.
Na próxima imagem encontra-se um exemplo do funcionamento desse sistema. Posicionando o marcador
de frente para a câmera, observa-se a inserção de um cubo em cena. Isso pode
ser feito em larga escala, sendo mais recomendado em estúdios de TV fechados.
O programa acima citado utiliza
bibliotecas prontas que reconhecem o marcador, detectam a posição e a
orientação do mesmo em relação à câmera e inserem um cubo. Para inserir outros
elementos virtuais de maior complexidade, utiliza-se outra biblioteca para a
correta modelagem. A partir dela, usa-se o software, acima mostrado, para
inseri-la. Vale salientar que é possível movimentar esse cubo pelo teclado, de
todas as formas possíveis, permitindo maior dinâmica em cena.
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