O palestrante convidado conta como iniciou sua carreira de forma nada convencional no mundo das agências publicitárias
Da Redação do SICOM PET,
por Jakeline Lourenço
Na quarta feira dia 26, o segundo dia de Unespp (o evento de
Publicidade e Propaganda da Unesp de Bauru), trouxe a palestra com o
publicitário Andre Rabanea.
Antes de a palavra ser concedida ao convidado, o chefe do Departamento de Ciências Humanas, Jean Cristus Portela, o vice diretor da FAAC Nilson Giardello e a coordenadora da Agência Propagação, a Profa. Dra. Lucilene Gonzales, abriram o evento.
Antes de a palavra ser concedida ao convidado, o chefe do Departamento de Ciências Humanas, Jean Cristus Portela, o vice diretor da FAAC Nilson Giardello e a coordenadora da Agência Propagação, a Profa. Dra. Lucilene Gonzales, abriram o evento.
Entre as solenidades e boas
vindas aos participantes os três representantes deixaram evidente o desejo de se ter um curso
de publicidade completando os cursos de comunicação da FAAC. ‘’Espero que
estejamos caminhando rumo a abertura de um curso de publicidade e propaganda na
Unesp. Esse é um grande desejo de todos nós’’ declarou a Profa. Lucilene.
Em seguida foi dada a palavra ao
palestrante da noite, Andre Rabanea.
O Jovem Publicitário
Andre é um publicitário de
30 anos recém completos, que em seus 13 anos de carreira já ganhou mais de 25 prêmios
pelo seu trabalho com a agência publicitária Torke,
da qual é dono e fundador.
Ao longo da palestra, André
contou de forma bem humorada e descontraída o caminho percorrido desde seu
primeiro emprego na área de publicidade, aos 17 anos, até hoje como dono de uma
agência multinacional, que já criou campanhas publicitarias para empresas como
FOX, Peugeot, Citroen , LG, entre outras.
Para conseguir o primeiro emprego
André conta que, diante da pouca experiência e apenas no primeiro ano do curso
de publicidade, suas chances eram baixas. Então, resolveu arriscar: estudou
profundamente a vida de um dos donos da empresa onde almejava trabalhar, até
descobrir o endereço residencial do chefe.
Com o endereço em mãos, André madrugou na porta da casa para conseguir pegar
o jornal do dia com o entregador. De posse do jornal, anotou no caderno de
artes seu número de telefone, com a seguinte mensagem ‘’Se você está lendo isso é por que eu consigo chegar até as pessoas de forma diferente. Me ligue’’. A ousadia
surpreendeu o dono da agência, que entrou em contato com André e deu a ele oportunidade que tanto queria.
Com esse histórico, o
publicitário afirma que nada é mais justo do que agir da mesma forma com seus futuros
funcionários. Segundo ele, sua empresa pouco liga para o currículo e para a formação dos candidatos. ‘’A gente avalia as
pessoas pela experiência de vida delas, não se ela tirou 10 na prova. Isso é o
que nos faz diferentes, caso contrário nós teríamos as mesmas ideias que as outras
agências têm. ’’
Entre os processos seletivo já aplicados
pela Torke, André destaca um em que os entrevistados foram as mães dos
candidatos. ‘’Ninguém melhor pra vender a imagem de alguém do que a própria
mãe, não é mesmo?’’ brinca.
A Torke
A agência Torke trabalha com um
tipo de publicidade inovador chamado marketing de guerrilha. Esse tipo de
marketing consiste em realizar ações de grande impacto, de forma que a
publicidade aconteça como consequência dessas ações, fazendo com que o público
seja o principal meio de divulgação da marca, através do boca a boca. O
marketing de guerrilha também trabalha para que as ações virem notícia, despertando o
interesse dos jornalistas e dos meios de comunicação em geral, gerando
publicidade de forma gratuita.
Entre as inúmeras campanhas de
sucesso que foram mostradas durante a palestra, André destacou suas duas
preferidas. Uma delas é a campanha feita para um site de
compras coletivas português, o Forretas.
Para reforçar a filosofia da marca de que ‘’cada centavo conta’’ foi depositado
1 centavo de euro na conta de 100.000 portugueses, escolhidos de forma
aleatória. Quando o cliente olhava seu extrato bancário e via o deposito feito
em sua conta no nome do site, acabava repassando o fato curioso aos seus
conhecidos, gerando uma publicidade boca a boca que se multiplicou rapidamente,
principalmente através das redes sociais. ‘’Chegou uma hora que tinha gente
dando o número da conta pra receber o depósito só pra participar, só por
diversão’’ relata André.
Mas a campanha preferida de André
foi feita apenas por diversão, como uma
brincadeira entre os colegas da agência.
Um casal de famosos portugueses
teve uma filha, e contrariando as expectativas, colocou o nome da pequena de Lyonce
Viiktórya, uma junção do nome dos pais. O fato gerou muitos comentários de
reprovação entre a população portuguesa,
uma vez que não é comum no país batizar uma criança com um nome ‘’inventado’’
(na verdade é proibido por lei para os portugueses, mas o pai da criança é
angolano.)
Por diversão os publicitários da Torke
criaram um site chamado ‘’Lyoncifica o
teu nome ‘’que transforma o nome do usuário em um nome no estilo Lyonce
Viiktórya . A moda pegou, e os nomes ‘’lyoncificados’’ viraram uma verdadeira
febre no país, fazendo de André uma celebridade. ‘’Os jornais começaram a ir
atrás dos criadores do site e eu passei a ser chamado pra programas do tipo
Faustão! Fiquei pop de repente, foi muito engraçado.’’ recorda.
Após mais alguns exemplos de
campanhas geniais, André encerrou a noite respondendo às perguntas dos ouvintes.
‘’A palestra foi muito boa. Ele conseguiu prender a atenção de todos até o
final, mais um sinal de que ele faz esse trabalho de chamar a atenção das
pessoas muito bem.’’ analisa a estudante de Jornalismo Paula Lopes.
O evento continua no dia 28, com oficinas
durante a manhã e tarde. À noite as palestras discutem marketing verde, com
Edmilson Cabelo, e marketing social, com Paulo Razera
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