Other Category

hhh

Nova edição do Comunica PET!

Edição especial da Semana da Comunicação 2013

Premiação do Intercom Manaus

Unesp de Bauru ganha prêmios em categorias de produtos no Intercom 2013

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Mais uma parceria inédita na Secom 2013

Parceria entre Secom e interdesigners

Dois eventos terão atividades conjuntas durante a Semana da Comunicação 2013

Projeto Morrinho

Projeto dismistifica a visão da favela como um lugar somente de violência através de ações culturais

28 de setembro de 2012

Mobilização petiana

"Nós, os integrantes do PET, cumprimos ações de formação ampla, participando profundamente em atividades de ensino, pesquisa e extensão com exigência de níveis de excelência nos padrões da ciência brasileira. Nos comprometemos também em pensar novas formas para a qualidade do Ensino Superior brasileiro a partir dos nossos grupos de experiência tutorial, tendo em vista os impactos positivos que esta formação completa pode trazer para todos.

O PET é reconhecido, portanto, pela sua atuação desde o final da década de 70 como um programa de importantíssima contribuição dentro do contexto da Educação Superior brasileira, por estimular o espírito crítico dos envolvidos com o grupo por meio de ações que se desenvolvem no marco da indissociabilidade do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Ainda, toda a importância acadêmica do trabalho dos petianos pode e deve ser também revertida em ações que se voltem para a atenção aos bolsistas, por meio do pagamento em dia fixo, avaliação sistemática e construtiva dos grupos e o contato mais constante e efetivo na construção coletiva do programa entre a SESu e nós petianos, que vivemos o dia-a-dia do PET. 

Reafirmamos, portanto, os itens aprovados pela comunidade e encaminhados pela diretoria da CENAPET em reunião com a SESu e também reivindicamos mais clareza do MEC quanto aos prazos de pagamento dos recursos definidos para execução da atividades do PET. Pelo segundo mês consecutivo (em setembro de 2012) o atraso no pagamentos das bolsas ultrapassou os prazos normalmente praticados pelo MEC, com o recurso pago em torno do décimo dia útil. 

No mês de agosto ainda houve o agravante de parte dos bolsistas ter recebido somente depois do restante dos grupos. Solicitamos, então, que se efetive o pagamento dos bolsistas do PET em prazo semelhante ao praticado nos programas do CNPq, em datas fixas para que os petianos possam contar com a bolsa. Além disso se faz necessário que a SESu informe oficialmente os motivos de não recebimento dos recursos de custeio e o prazo para fazê-lo aos tutores que ainda não receberam sua verba. 

Alguns grupos não conseguem receber este dinheiro há algum tempo e já têm suas atividades prejudicadas pela total falta de recursos, fato agravado pela ausência de um informe mais específico sobre as causas de não tê-lo recebido ou sobre quando e como esse repasse ocorrerá. Por fim reafirmamos o compromisso de fazer o Programa cumprir suas metas e seguir sendo um dos exemplos de sucesso da formação acadêmica de estudantes, de impacto positivo nas IES e nas comunidades com as quais desenvolvemos projetos e reivindicamos que as nossas demandas sejam reconhecidas e analisadas como necessidades sérias de uma comunidade constituída por mais de 10.000 integrantes em todo o país, que desejam colaborar ainda mais na melhoria do programa e da Educação Brasileira".

Grupos PET 

27 de setembro de 2012

Fenômeno da publicidade André Rabanea no Unespp


O palestrante convidado conta como iniciou sua carreira de forma nada convencional no mundo das agências publicitárias

Da Redação do SICOM PET, 
por Jakeline Lourenço

Na quarta feira dia 26,  o segundo dia de Unespp (o evento de Publicidade e Propaganda da Unesp de Bauru), trouxe a palestra com o publicitário Andre Rabanea.

Antes de a palavra ser concedida ao convidado, o chefe do Departamento de Ciências Humanas, Jean Cristus Portela, o vice diretor da FAAC Nilson Giardello e a coordenadora da  Agência Propagação,  a Profa. Dra. Lucilene Gonzales, abriram o evento.

Entre as solenidades e boas vindas aos participantes os três representantes  deixaram evidente o desejo de se ter um curso de publicidade completando os cursos de comunicação da FAAC. ‘’Espero que estejamos caminhando rumo a abertura de um curso de publicidade e propaganda na Unesp. Esse é um grande desejo de todos nós’’ declarou a Profa. Lucilene.

Em seguida foi dada a palavra ao palestrante da noite, Andre Rabanea.

O Jovem Publicitário

Andre é um  publicitário de 30 anos recém completos, que em seus 13 anos de carreira já ganhou mais de 25 prêmios pelo seu trabalho com a agência publicitária Torke, da qual é dono e fundador.

Ao longo da palestra, André contou de forma bem humorada e descontraída o caminho percorrido desde seu primeiro emprego na área de publicidade, aos 17 anos, até hoje como dono de uma agência multinacional, que já criou campanhas publicitarias para empresas como FOX, Peugeot, Citroen , LG, entre outras.

Para conseguir o primeiro emprego André conta que, diante da pouca experiência e apenas no primeiro ano do curso de publicidade, suas chances eram baixas. Então, resolveu arriscar: estudou profundamente a vida de um dos donos da empresa onde almejava trabalhar, até descobrir o endereço residencial do chefe.

Com o endereço em mãos, André madrugou na porta da casa para conseguir pegar  o jornal do dia com o entregador. De posse do jornal, anotou no caderno de artes seu número de telefone, com a seguinte mensagem ‘’Se você está lendo isso é por que eu consigo chegar até as pessoas de forma diferente. Me ligue’’. A ousadia surpreendeu o dono da agência, que entrou em contato com André e  deu a ele  oportunidade que tanto queria.

Com esse histórico, o publicitário afirma que nada é mais justo do que agir da mesma forma com seus futuros funcionários. Segundo ele, sua empresa pouco liga para o currículo e para a  formação dos candidatos. ‘’A gente avalia as pessoas pela experiência de vida delas, não se ela tirou 10 na prova. Isso é o que nos faz diferentes, caso contrário nós teríamos as mesmas ideias que as outras agências têm. ’’

Entre os processos seletivo já aplicados pela Torke, André destaca um em que os entrevistados foram as mães dos candidatos. ‘’Ninguém melhor pra vender a imagem de alguém do que a própria mãe, não é mesmo?’’ brinca.

A  Torke

A agência Torke trabalha com um tipo de publicidade inovador chamado marketing de guerrilha. Esse tipo de marketing consiste em realizar ações de grande impacto, de forma que a publicidade aconteça como consequência dessas ações, fazendo com que o público seja o principal meio de divulgação da marca, através do boca a boca. O marketing de guerrilha também trabalha para que as ações virem notícia, despertando o interesse dos jornalistas e dos meios de comunicação em geral, gerando publicidade de forma gratuita.

Entre as inúmeras campanhas de sucesso que foram mostradas durante a palestra, André destacou suas duas preferidas.  Uma  delas é a campanha feita para um site de compras coletivas português, o Forretas. Para reforçar a filosofia da marca de que ‘’cada centavo conta’’ foi depositado 1 centavo de euro na conta de 100.000 portugueses, escolhidos de forma aleatória. Quando o cliente olhava seu extrato bancário e via o deposito feito em sua conta no nome do site, acabava repassando o fato curioso aos seus conhecidos, gerando uma publicidade boca a boca que se multiplicou rapidamente, principalmente através das redes sociais. ‘’Chegou uma hora que tinha gente dando o número da conta pra receber o depósito só pra participar, só por diversão’’ relata André.

Mas a campanha preferida de André foi feita apenas por diversão, como  uma brincadeira entre os colegas da agência.

Um casal de famosos portugueses teve uma filha, e contrariando as expectativas, colocou o nome da pequena de Lyonce Viiktórya, uma junção do nome dos pais. O fato gerou muitos comentários de reprovação  entre a população portuguesa, uma vez que não é comum no país batizar uma criança com um nome ‘’inventado’’ (na verdade é proibido por lei para os portugueses, mas o pai da criança é angolano.)

Por diversão os publicitários da Torke criaram um site chamado ‘’Lyoncifica o teu nome ‘’que transforma o nome do usuário em um nome no estilo Lyonce Viiktórya . A moda pegou, e os nomes ‘’lyoncificados’’ viraram uma verdadeira febre no país, fazendo de André uma celebridade. ‘’Os jornais começaram a ir atrás dos criadores do site e eu passei a ser chamado pra programas do tipo Faustão! Fiquei pop de repente, foi muito engraçado.’’ recorda.

Após mais alguns exemplos de campanhas geniais, André encerrou a noite respondendo às perguntas dos ouvintes. ‘’A palestra foi muito boa. Ele conseguiu prender a atenção de todos até o final, mais um sinal de que ele faz esse trabalho de chamar a atenção das pessoas muito bem.’’ analisa a estudante de Jornalismo Paula Lopes.

O evento continua no dia 28, com oficinas durante a manhã e tarde. À noite as palestras discutem marketing verde, com Edmilson Cabelo, e marketing social, com Paulo Razera

Veja abaixo algumas ações publicitárias da Torke




26 de setembro de 2012

Programa Atalho - 'Plenária dos cursos de Comunicação Social da FAAC/Unesp'

A reportagem do Programa Atalho desta semana é sobre as eleições para a Diretoria da FAAC/Unesp. 

Nossa equipe fez a cobertura da plenária dos cursos de Comunicação Social, realizada pelo Departamento de Comunicação em conjunto com o Centro Acadêmico Florestan Fernandes (Cacoff).

O evento teve como objetivo reunir estudantes, professores e servidores para a elaboração de uma carta com propostas e reivindicações a ser encaminhada aos candidatos.




O calendário eleitoral completo está disponível AQUI

Veja também as propostas de gestão das duas chapas candidatas:
A) Chapa "Experiência, Participação e Planejamento"
B) Chapa "Renovação e Participação"

24 de setembro de 2012

Maior festival de vídeos da América Latina está com inscrições abertas

Da Redação do SICOM PET, 
por Vinícius Garcia

O Festival do Minuto é um concurso de produção de vídeos com até um minuto de duração que acontece durante todo o ano. Devido ao sucesso, ele se espalhou por mais de cinqüenta países e é considerado o maior festival de vídeos da América Latina.

Para participar, basta escolher um dos temas no site ww.festivaldominuto.com.br  e publicar no mesmo endereço um vídeo de até sessenta segundos. Filmes de animação, vídeos feitos com câmeras digitais ou com celulares também serão aceitos.

O concurso é aberto para todas as idades e as inscrições vão até o dia 27 de outubro. Em São Paulo, o concurso é apoiado pela FAPESP e tem a ciência como tema.

Marcelo Masagão, curador e criador do festival deste ano, explica como funciona o evento e quais são os critérios de avaliação.

FAAC realiza debate sobre os prós e contras do ENADE


Da Redação SICOM PET, 
por Gabriela Ferri

Depois de ingressarmos na universidade descobrimos um mundo paralelo, onde ideologias caem por chão, ou se confirmam e somam-se a outros argumentos. É nesse período também que começamos a assumir responsabilidades, como pagar contas, limpar o apartamento, e o mais importante, mostrar para a sociedade o que aprendemos ao longo desses quatro ou cinco anos.

Essa é a vida universitária sob a perspectiva dos alunos ingressantes e alunos concluintes, que devem realizar de tempos em tempos o ENADE, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. O exame faz parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e possui como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de formação superior de todo o país. 

Devido à importância dessa avaliação a diretora técnica acadêmica Angélica Parreira Lemos Ruiz decidiu promover um fórum para sanar as dúvidas sobre a avaliação.  A ideia surgiu depois de realizar um estudo sobre a qualidade dos cursos da FAAC e, buscando um diagnóstico a respeito das fraquezas dos cursos, notou que um dos problemas era o fato dos cursos de arquitetura, artes e comunicação não terem uma nota registrada no ENADE.

Para a aluna do quarto ano de Jornalismo Débora Cristina Concuruto Pavan a atitude do setor de graduação da FAAC de realizar o fórum é algo positivo. “Acho importante participar de um debate que explica para que serve a prova, o que ela mede, etc, para depois decidirmos se vamos boicotar ou não. Poucas pessoas têm conhecimento sobre a prova”, afirma.

Angélica notou que outros fatores também estavam sendo afetados pela não realização da prova. “Percebi que muitas contratações de professores não eram aceitas, e quando fui verificar descobri que isso acontecia por não termos nota no ENADE”, relatou.

Para auxiliar no debate, a organização do Fórum convidou o Professor Doutor Guaracy Tadeu Rocha.  Quando questionada sobre o  por que da escolha de Guaracy, Angélica explica: “A opção se deu pelo fato dele ser membro da Comissão para Estudo de Avaliação do Ensino Superior (Caes)  o que o torna uma pessoa que possui conhecimentos mais aprofundados sobre o ENADE, podendo trazer melhores esclarecimentos aos alunos”.

O debate acontece em dois dias, 27 e 28 de setembro, sendo no primeiro dia realizado às 19 horas e no segundo às 9 horas, no anfiteatro Guilherme Rodrigues Ferraz (Guilhermão) e é organizado pela diretoria técnica acadêmica FAAC e pela comissão permanente de ensino FAAC.

Quer se preparar para o debate?  E se posicionar a favor ou contra a realização da prova? Entre no portal http://portal.inep.gov.br/enade e leia um pouco mais.

A matéria a seguir explica um pouco mais sobre o que é e para que serve o ENADE


23 de setembro de 2012

Resultado das eleições para Reitoria da Unesp

Da Redação SICOM PET,

A chapa 'Excelência Institucional' obteve 89,61% dos votos válidos na consulta eleitoral para a Reitoria da Unesp realizada entre os dias 17 e 20 de novembro. A chapa única, composta pelos professores Julio Cezar Durigan, vice-reitor licenciado no exercício da reitoria, e Marilza Vieira Cunha Rudge, atual pró-reitora de pós-graduação licenciada, encabeçará a lista tríplice que será encaminhada ao Governador Geraldo Alckmin.

A diferença de votos ocorreu nas três categorias participantes: professores, técnicos administrativos e estudantes. Enquanto um voto de docente vale 70% da soma total de votação, os do corpo discente e os dos funcionários pesam 15% cada um. A proporcionalidade é definida com base na Lei de Diretrizes e Bases.

Para chegar ao resultado final, o total de votos de cada grupo foi dividido pelo número de eleitores do segmento. O resultado obtido, no caso dos docentes, foi multiplicado por 0,7 e, no caso de funcionários e alunos, por 0,15. Os números resultantes nos três segmentos foram somados para se obter o resultado final das eleições de quatro dias.

Entrevista com os candidatos eleitos:

Quem de fato escolhe é o Governador

Durigan e Marilza ainda não estão definidos em seus novos cargos, uma vez que a escolha é realizada pelo governador do Estado. O resultado da eleição será homologado no dia 02 de outubro, data em que serão elaboradas duas listas com três nomes cada, uma para reitor e outra para vice, indicados pelo Colégio Eleitoral.

João Grandino Rodas, atual reitor da USP, não foi o mais votado na eleição realizada em 2009. Na ocasião, o  diretor do Instituto de Física da USP São Carlos, Glaucius Oliva, foi o mais votado, com 161 votos, contra 104 votos dados a Rodas. Apesar disso, o então governador José Serra, em uma atitude inédita desde o término do regime militar, escolheu o segundo colocado na eleição para ser o novo reitor da Universidade.

Situação semelhante ocorreu em 1981, quando o então governador Paulo Maluf escolheu Antônio Hélio Guerra Vieira como reitor da USP. Vieira era o quarto colocado de uma lista de seis nomes, como previsto no processo eleitoral da época.

Resultados Unesp

O resultado geral da consulta realizada pode ser visualizado AQUI
E o resultado por unidade da Unesp AQUI

No câmpus de Bauru, o cenário numérico da eleição foi o seguinte:

Votos válidos:
Votos brancos:
 
A posse é sempre em janeiro. O novo reitor deverá dirigir a Unesp pelos próximos quatro anos, entre 2013 e 2016.

21 de setembro de 2012

Projeto Parlamento Jovem Paulista recebe inscrições

Da Redação SICOM PET, por Maitê Borges de Oliveira

Alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental podem se inscrever até este dia 24 para a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista. O evento, que acontece desde 1999, é uma iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo é levar jovens de ensino fundamental, em anos pares, e de ensino médio, em anos ímpares, para São Paulo, de forma que eles experimentem e entendam a rotina de um parlamentar. No projeto Parlamento Jovem Paulista, o adolescente deve desenvolver um projeto de lei que se encaixe em algum dos 12 tópicos: Agricultura, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esportes, Cultura, Habitação, Natureza, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública. Os trabalhos devem ser relevantes e ter um impacto positivo na sociedade. Os estudantes interessados em participar devem preencher uma ficha de inscrição, elaborar o projeto de lei, e entregar o trabalho para a direção da escola que freqüenta. Os nomes dos jovens deputados serão divulgados no dia 22 de outubro, e o evento da sessão parlamentar acontece nos dias 8 e 9 de novembro. O Parlamento Jovem Paulista é voltado para alunos da rede pública e particular de ensino. Vinícius Caruso, servidor público da Secretaria de Educação do Estado, explica como é o processo seletivo do projeto e a recepção dos alunos em São Paulo.

 

17 de setembro de 2012

Realidade Aumentada e Virtual: como funciona?


Da Redação SICOM PET, 
por Fernando Lima Fernandes

A Realidade Aumentada é um conjunto de técnicas que permite a inserção de um elemento virtual gerado por computador, no mundo real. A Realidade Virtual é justamente o contrário, ou seja, permite a inserção de um elemento real em um mundo virtual também gerado computacionalmente.

As técnicas de Realidade Aumentada e Realidade Virtual são amplamente usadas em diversos ramos audiovisuais como filmes, novelas ou telejornais. Normalmente são usadas para complementar alguma imagem televisiva de diversas formas. Pode-se criar uma explosão ou até mesmo os famosos “globos terrestres” das previsões meteorológicas dos telejornais.

A inserção de elementos virtuais em cena pode ser feito através dos denominados marcadores, que são figuras características. Ao serem reconhecidos pela câmera são tratados via software, permitindo a inserção de um elemento virtual, normalmente localizado em uma base de dados. Na figura a seguir há um exemplo de um modelo de marcador.


Na próxima imagem encontra-se um exemplo do funcionamento desse sistema. Posicionando o marcador de frente para a câmera, observa-se a inserção de um cubo em cena. Isso pode ser feito em larga escala, sendo mais recomendado em estúdios de TV fechados.


O programa acima citado utiliza bibliotecas prontas que reconhecem o marcador, detectam a posição e a orientação do mesmo em relação à câmera e inserem um cubo. Para inserir outros elementos virtuais de maior complexidade, utiliza-se outra biblioteca para a correta modelagem. A partir dela, usa-se o software, acima mostrado, para inseri-la. Vale salientar que é possível movimentar esse cubo pelo teclado, de todas as formas possíveis, permitindo maior dinâmica em cena.



14 de setembro de 2012

Unesp-Bauru abre inscrições para o Concurso Fotografe o Campus



Da Redação SICOM PET,
por Paula Monezzi e Kelly De Conti


Realizada pela primeira vez em 2009, a intenção é promover a manifestação cultural e incentivar um olhar diferenciado sobre a universidade. Para se inscrever, o candidato deve entregar a foto impressa, sem identificação, no tamanho mínimo de 30 cm x 20 cm, além de cópia em formato digital. Cada candidato pode inscrever até dois trabalhos, mas apenas uma obra por autor poderá ser premiada. As inscrições terminam no dia 11 de outubro, e os resultados serão divulgados no dia 16 do mesmo mês. O podcast produzido por Paula Monezzi traz mais informações sobre o concurso
  

13 de setembro de 2012

RPJr conquista mais um prêmio no Intercom

Da Redação SICOM PET,
por Beatriz Haga e Kelly De Conti


Após passar pela classificação regional, a Empresa Júnior de Relações Públicas da Unesp, câmpus Bauru, venceu pela segunda vez consecutiva o prêmio de melhor “Organização de Eventos” no Intercom Nacional. O congresso deste ano foi realizado entre os dias 3 e 7 de setembro em Fortaleza, no Ceará. 

O trabalho apresentado foi o do Festival Cultural 20 Anos Rádio Unesp FM, organizado e executado pela gestão de 2011 da RPJr. O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio do ano passado, em comemoração ao aniversário de início das transmissões da rádio, e promoveu atividades culturais e educativas para Bauru e região, como shows, exposições, teatro e concurso de bandas. 

A trainee de Comunicação da gestão 2012, Bruna Mantuan, foi a responsável por apresentar o trabalho no Intercom. A estudante acredita que o prêmio é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela RPJr durante todos os seus anos de existência. “Quando conseguimos aliar tudo o que acreditamos em um único projeto e ainda ganhar o reconhecimento do Intercom, que é o maior encontro de comunicadores da América Latina, é um privilégio”, comemora. 

A empresa também pensa no futuro. A RPJr já está se preparando para selecionar os trabalhos que enviará ao Intercom Sudeste de 2013, que será realizado no câmpus da Unesp de Bauru. O prêmio conquistado no Congresso em 2011 foi com a 1ª Edição do Desafio Hora Extra, projeto voltado à preparação dos alunos para o mercado de trabalho através de atividades que simulavam a realidade.

Imagem: Arquivo pessoal

A Branca de Neve e os Sete Anões completa 75 anos

Da Redação SICOM PET, por Marjory Kumabe

O ano de 1937 foi um marco na história da animação. Até então, nunca se tinha pensado em um filme de longa-metragem animado. Não apenas por ninguém ter tido a ideia, mas por ser inviável. Não se acreditava que fosse possível um desenho animado de 83 minutos prender a atenção do público e ser tão envolvente quanto os filmes “live-action”. Foi quando o Walt Disney Studio teve a coragem de lançar o primeiro desenho animado, baseado em um conto de fadas dos Irmãos Grimm.




A Branca de Neve e os Sete anões não só surpreendeu a todos, mas também foi premiado com um Oscar especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O longa trouxe a tona um mercado inexistente até então. Inovou, foi um enorme sucesso de crítica e de público. Esse sucesso rendeu muitos projetos posteriores como Pinóquio (1940), Dumbo (1941), Bambi (19420, Cinderela (1950) e A Bela Adormecida (1959) e, em 1991, um longa animado foi pela primeira vez indicado ao Oscar de melhor filme: A Bela e a Fera. O cinema de animação ganhou seu espaço e se consolidou proporcionando grandes sucessos. Se hoje vemos obras primas como “Wall.E” e “Toy Story” é porque a Walt Disney teve coragem de arriscar e provar que todos estavam errados há 75 anos atrás.


12 de setembro de 2012

Som também pode ser design?

Da Redação do SICOM PET, 
por Alexandre Furlan

É difícil pensarmos em design quando não estamos tratando de projetos visuais ou materiais, e o sound design é uma área diferente e pouco conhecida, porém muito importante, que trabalha com os processos criativos de produção e manipulação de sons.

Esta forma de design também é chamada de desenho de som ou design sonoro e se aplica em produções multimídia, elementos sonoros de um filme, peças de teatro, games, internet, concertos,gravações de musicas, entre outros. Uma forma de aplicação interessante é na publicidade, que são aqueles sons inconfundíveis de uma marca que ouvimos em anúncios da TV ou rádio.

Quando se pensa em produções cinematográficas, por exemplo, os sons tem o objetivo de destacar ações, manipular e auxiliar a interpretação de uma cena ou valorizar sensações. Devido a essa importância, no filme Jurassic Park, os sons dos dinossauros foram criados primeiro e depois os modelos foram feitos para combinarem com os rugidos.

As ferramentas de trabalho de um sound designer vão desde objetos simples como panelas, papeis, arame, até computadores e softwares de ultima geração.

Confira abaixo alguns exemplos de trabalhos com design sonoro:




10 de setembro de 2012

Programa Atalho - "Fórum de Hip Hop do Interior Paulista"



Já está no ar a segunda edição do Programa Atalho. Veja o que aconteceu durante o 18º Fórum de Hip Hop do Interior Paulista, evento realizado pelo Instituto Acesso Hip Hop para debater questões relacionadas ao movimento. Assista!




Para mais:
Programa Artefato da TV Unesp com Renato "Magu", coordenador do Acesso Hip Hop

O financiamento coletivo como ferramenta na internet


Da Redação SICOM PET, por Felipe Pacelli

Milhares de fotos, vídeos, textos e posts em blogs e redes sociais são compartilhados a cada minuto pelos usuários da grande rede de computadores. Já não é mais surpresa pra ninguém a extrema rapidez com que a informação circula na internet e essa característica é a principal responsável por tornar os antes espectadores passivos na frente das mídias tradicionais em produtores de conteúdo.
 Em conjunto a tantos compartilhamentos de produtos amadores e profissionais, vem crescendo uma nova forma de atividade na internet, que tem como principal fonte de energia o internauta. É  o chamado crowdfunding (do inglês, financiamento coletivo) que ganha força em todo o mundo justamente por tentar emplacar alternativas às formas tradicionais de financiamento de projetos culturais, em qualquer nível de abordagem.
O crowdfunding funciona assim: produtores com uma ideia na cabeça, definindo uma quantia em dinheiro necessária para realização do seu projeto e uma data limite para consegui-la, sujeitam o seu projeto à avaliação e à empatia de um público que se encontra principalmente nas redes sociais. A partir dessa relação afetiva, o internauta se sente atraído a fornecer uma quantia em dinheiro para que o projeto se realize. Caso o valor seja atingido no limite de tempo estipulado, os produtores recebem a quantia em dinheiro para dar continuidade às suas ideias e, se isso não ocontecer, o dinheiro retorna aos contribuintes.
No Brasil, várias iniciativas culturais obtiveram êxito nas práticas do crowdfunding através de plataformas específicas para financiamento coletivo de projetos, sendo a principal delas o Catarse, que soma hoje 299 projetos bem-sucedidos, mais de 30 mil apoiadores e 40 mil apoios concedidos. No site do projeto você pode conferir e fazer parte de 84 projetos em andamento!




6 de setembro de 2012

O que é Motion Design?

Da Readação SICOM PET, por Vinicius Oliveira

Você conhece o Motion Design? Esse é o nome de um subconjunto do design gráfico que trabalha através da animação e das técnicas cinematográficas. A técnica trabalha com o uso de vários recursos que vemos no design: a tipografia, a psicologia da gestalt, a utilização de conceitos para um determinado fim e vários outros recursos gráficos que só enchem nossos olhos com boas impressões visuais. O Motion Design também é conhecido como a arte invisível, por se tratar de uma parte da produção artística da qual os espectadores não tem conhecimento, mesmo que já existiam produções, como vinhetas e até longas metragens,  realizadas a partir dessa técnica. O vídeo  abaixo se trata de um projeto  feito por designers que resolveram abordar um pouco a história do Motion Design e criar em Paris  um centro de exibições das animações. Confira!


"Motion Plus Design" Center : "What is Motion Design ?" from Motion Plus Design on Vimeo.

4 de setembro de 2012

Sicom PET divulga a edição de setembro do Comunica PET

O Comunica PET é o boletim do grupo PET e do Departamento de Comunicação Social, produzido pelo SICOM PET, que traz as principais novidades do câmpus e da cidade na área de comunicação e tecnologias digitais, além de te manter informado sobre tudo que acontece no departamento dos cursos de comunicação.

Nessa 3°  edição, falaremos sobre a prática da cidadania feita através do Jornalismo Comunitário pelos alunos da Unesp de Bauru. Você conhecerá também um pouco mais sobre o prograna  Link, e ficará por dentro da WebTV. Se você curte redes sociais, o Comunica traz pra você uma matéria com a estudante Juliana Baptista, que fez das mídias sociais objeto de estudo para o seu TCC.

Fique por dentro também do e-Colab, o novo projeto de extensão da Unesp, que trabalha com a cena cultural independente de Bauru.
Confira as matérias de Luana Rodriguez, Jakeline Lourenço, 
Jessica Sumida e Millena Grigoleti





3 de setembro de 2012

The Office chega ao fim


Da Redação SICOM PET,
Por Beatriz Tocci

Depois de nove anos consecutivos, a série americana The Office está chegando a sua última temporada. O documentário de ficção nos mostrava o dia-a-dia de um escritório de vendas da fábrica de papel Dunder Mifflin, em Scranton, Pensilvânia. O humor da série e todas suas tramas estavam ligadas ao ambiente de trabalho de diversas formas, contando com as situações mais inusitadas possíveis e assim construindo personagens peculiares que ao longo desses anos foram se desenvolvendo e ficando cada vez melhores.
A série foi inspirada no “The Office” britânico, porém este teve apenas duas temporadas. O mockumentary, ou, falso documentário é um gênero muito comum de narrativa ficcional no Reino Unido e na Austrália e está cada vez mais ganhando espaço nos EUA, principalmente agora com a série de sucesso Modern Family, filmada no mesmo estilo. Infelizmente no Brasil ele ainda não foi experimentado, a não ser por trabalhos de conclusão de curso de universidades de audiovisual. Isso talvez porque o gênero de documentário na televisão brasileira e os confessionários (prática recorrente do mockumentary) ainda estejam muito ligados à estética do reality show. O que precisamos fazer é quebrar esse gelo e introduzir o gênero na produção audiovisual brasileira. 

         Foto: divulgação


COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais