Possibilidade, mobilidade, interatividade. Com essas palavras, os participantes do mini-curso “Desenvolvendo Aplicativos Interativos para TV Digital e Múltiplos Dispositivos” responderam a pergunta “o que é TV Digital para você?”, feita na abertura do curso pelo doutorando em TV Digital Alan Angeluci.
O laboratório onde o curso aconteceu reuniu um grupo heterogêneo: estudantes e pesquisadores de Ciências da Computação, Jornalismo, Matemática, Rádio e TV e Relações Públicas comprovaram a afirmação de Alan de que, nos estudosem TV Digital, todas as áreas são bem-vindas.

Aproveitando os exemplos, Alan organizou uma atividade prática, na qual os participantes do mini-curso puderam utilizar ferramentas simples para confeccionar um projeto de aplicação interativa para o telejornal Fala Brasil da Record. Usando os programas fornecidos pelo pesquisador, mesmo quem não domina programação conseguiu dispor elementos visuais na tela e relacioná-los, criando uma enquete e um box de informação sobre o programa.
As novidades na área são muitas e prometem crescer cada vez mais. Alan garante que as inovações tecnológicas mudam a forma de se fazer TV, mas as características dessa mídia continuam as mesmas. Citando uma charge do Angeli, Alan garante que não importa se é digital ou analógica: o importante é ter conteúdo.
Regiane Folter, Jornal Jr. FAAC/Unesp
0 comentários:
Postar um comentário