Nações se unem em torno da tecnologia para escolher os melhores caminhos para a transição.
Dando continuidade às atividades desenvolvidas durante o II SIMTVD, será realizada, no dia 10, uma mesa de debates sobre “Tecnologias e Desenvolvimento da TV Digital”, com coordenação da professora Dr. Vânia Cristina Pires Nogueira Valente do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Unesp com os convidados Luiz Valle da Universidade de Palermo, Eduardo Winter do INPI, Edson Costa de Barros Carvalho Filho da Universidade Federal de Pernambuco e Eduardo Martins Morgado, também do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP.

A implantação da TV digital se encaixa em um fenômeno mais amplo de envolvimento do estado para desenvolvimento de redes de telecomunicações e serviços, como por exemplo, o Plano Nacional de Banda Larga no Brasil e o Plano Nacional de Telecomunicações ‘Argentina Conectada’. As proporções entre setor público e setor privado envolvidos nos projetos variam de acordo com cada país, mas em todos eles tem-se visto um papel cada vez maior do Estado e das universidades, tanto públicas quanto privadas. “Eventos como o SIMTVD têm a virtude de permitir a interação entre os setores acadêmicos e empresariais dos países da região. Isso gera uma oportunidade para troca de experiências, produzindo uma cooperação de valor inestimável”, completa Luiz Valle.
A médio e a longo prazo, há de ser visto que os países latino-americanos são capazes de desenvolver todo o potencial da TV Digital e das comunicações de banda larga, fazendo com que essas tecnologias possam melhorar a qualidade de vida da população e aumentar a integração com a comunidade global.
Quem quiser discutir e acompanhar essas e outras possibilidades de desenvolvimento de tecnologias da TV Digital, é só se inscrever e acompanhar a mesa de debates que começa às 9h30 no auditório da central de salas da FAAC, na Unesp de Bauru.
Jakeline Lourenço, Equipe PET de Jornalismo
0 comentários:
Postar um comentário