Other Category

hhh

11 de janeiro de 2012

América Latina se une para desenvolver a TV Digital

Nações se unem em torno da tecnologia para escolher os melhores caminhos para a transição.

Dando continuidade às atividades desenvolvidas durante o II SIMTVD, será realizada, no dia 10, uma mesa de debates sobre “Tecnologias e Desenvolvimento da TV Digital”, com coordenação da professora Dr. Vânia Cristina Pires Nogueira Valente do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Unesp com os convidados Luiz Valle da Universidade de Palermo, Eduardo Winter do INPI, Edson Costa de Barros Carvalho Filho da Universidade Federal de Pernambuco e Eduardo Martins Morgado, também do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da UNESP.

A transição para a TV Digital tem provocado profundas alterações, não só no Brasil, mas em toda a região latino-americana que também passa por essa fase de mudanças. O diretor da Pós-Graduação em TV Digital da Universidade de Palermo, Luiz Valle, relata que essa transição tem permitido que, pela primeira vez, essas nações trabalhem juntas para escolher um mesmo padrão de tecnologia. ‘’A TV Digital aparece com uma semente que pode dar origem a uma integração regional similar a da União Europeia’’, arrisca o professor.

A implantação da TV digital se encaixa em um fenômeno mais amplo de envolvimento do estado para desenvolvimento de redes de telecomunicações e serviços, como por exemplo, o Plano Nacional de Banda Larga no Brasil e o Plano Nacional de Telecomunicações ‘Argentina Conectada’. As proporções entre setor público e setor privado envolvidos nos projetos variam de acordo com cada país, mas em todos eles tem-se visto um papel cada vez maior do Estado e das universidades, tanto públicas quanto privadas. “Eventos como o SIMTVD têm a virtude de permitir a interação entre os setores acadêmicos e empresariais dos países da região. Isso gera uma oportunidade para troca de experiências, produzindo uma cooperação de valor inestimável”, completa Luiz Valle.

A médio e a longo prazo, há de ser visto que os países latino-americanos são capazes de desenvolver todo o potencial da TV Digital e das comunicações de banda larga, fazendo com que essas tecnologias possam melhorar a qualidade de vida da população e aumentar a integração com a comunidade global.

Quem quiser discutir e acompanhar essas e outras possibilidades de desenvolvimento de tecnologias da TV Digital, é só se inscrever e acompanhar a mesa de debates que começa às 9h30 no auditório da central de salas da FAAC, na Unesp de Bauru.

Jakeline Lourenço, Equipe PET de Jornalismo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais