Da redação SICOM PET, por Kelly De Conti
![]() |
Créditos: Digital Photos |
O tema está cada vez mais em pauta com o avanço do número de sites que realizam comércio de trabalhos acadêmicos. Muitos destes são arquivos prontos, que estão disponíveis na rede. Também há casos em que estudantes e até mesmo professores utilizam a internet para copiarem textos sem especificar a fonte de consulta.
Para ajudar a detectar os “ladrões acadêmicos”, vários sites e softwares fazem a busca de indícios de plágios. Confira alguns deles na lista abaixo:
Turnitin
No site, há um programa de identificação de plágio que busca em mais de 12 idiomas, inclusive o português. Ele é usado por mais de 1 milhão de professores em todo mundo.
iThenticate
O iThenticate ganhou muita popularidade nos últimos anos. Já checou mais de 25 milhões de arquivos, entre artigos, livros, sites e outros.
Plagiarism Detect
Basta fazer upload do arquivo ou copiar o texto no site para que o Plagiarism Detect busque plágio gratuitamente.
Plagius
Este software analisa documentos de diversos formatos, como DOC (ou DOCX), PDF, OpenOffice, HTML e outros. O site possui versão em português e inglês.
Ephorus
O software Ephorus possui uma versão demo, mas após algumas buscas é necessário pagar pela licença do produto.
Farejador de Plágio
O site brasileiro busca textos em português.
Jplag
O software JPlag faz uma busca entre os textos selecionados pelo usuário. Ele não rastreia conteúdos online. Pode ser utilizado, por exemplo, por professores que desejam comparar a autenticidade os trabalhos desenvolvidos por estudantes.
DOC Cop
O site DOC Cop possui apenas versão em inglês, mas também realiza busca em outros idiomas.
0 comentários:
Postar um comentário