Petianos se reúnem para discutir a trajetória e as funções do Programa de Ensino Tutorial
Da redação SICOM PET, por Nathália Rocha
Mais um final de semana de integração entre PETs. No dia 25 de maio foi realizada a segunda edição do Para Pensar o PET em Araraquara. Tendo como objetivo a integração entre os projetos e a discussão sobre os objetivos e funções do Programa de Ensino Tutorial, a atividade reuniu petianos dos campi da Unesp de Araraquara, Bauru, Ilha Solteira e Rio Claro, e também da UFSCar. Para dar início à atividade, a Professora Edvanda Bonavina da Rosa, tutora do PET Letras, apresentou, na palestra “Trajetória do Programa de Ensino Tutorial”, um pouco da história do PET e de seu desenvolvimento ao longo dos governos pelos quais passou.
Da redação SICOM PET, por Nathália Rocha
Mais um final de semana de integração entre PETs. No dia 25 de maio foi realizada a segunda edição do Para Pensar o PET em Araraquara. Tendo como objetivo a integração entre os projetos e a discussão sobre os objetivos e funções do Programa de Ensino Tutorial, a atividade reuniu petianos dos campi da Unesp de Araraquara, Bauru, Ilha Solteira e Rio Claro, e também da UFSCar. Para dar início à atividade, a Professora Edvanda Bonavina da Rosa, tutora do PET Letras, apresentou, na palestra “Trajetória do Programa de Ensino Tutorial”, um pouco da história do PET e de seu desenvolvimento ao longo dos governos pelos quais passou.
Após intervalo para o almoço, foi a vez dos representantes discentes contribuírem para a discussão sobre o projeto. Três grupos de discussão foram realizados com o objetivo de discutir o PET em suas várias instâncias: políticas, estruturais e burocráticas. No GD “Programa de Educação tutorial e suas bases”, o foco foram os três pilares em que o projeto se fundamenta: ensino, pesquisa e extensão. Ainda levando em conta esses pilares, mas também abordando aspectos mais técnicos e objetivos do PET, o segundo GD teve como tema “Síntese dos últimos eventos e portaria 343”. Para tratar da diretriz do PET que lhe permite discutir as questões político-pedagógicas de seus cursos, o terceiro grupo de discussões, “PET e o ensino superior” levantou debates sobre o modo como os petianos podem se posicionar em relação aos problemas estudantis.
Guilherme Rezende, Diretor de Planejamento do CENAPET e membro do PET Administração abordou a importância dos temas levantados no terceiro grupo de discussões e ainda opinou sobre eventos como o Para Pensar o PET. “A maior contribuição deste PPP é a discussão acerca da politização do PET e dos petianos. Há algum tempo as discussões ocorridas nos encontros regionais e no ENAPET tem tido um forte apelo "endógeno", ou seja, voltadas apenas para o debate dos assuntos pertinentes primordialmente ao PET em sua forma institucional.Não se trata de esquecer estes temas que são de grande importância para a consolidação e expansão do PET, entretanto, considero que precisamos mesclar a discussão de questões institucionais do programa com o debate sobre a educação superior, para montar assim, uma "pauta petiana" que faça a convergência de temas e dilemas que estão no cenário nacional”, completou Guilherme.
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