Ontem foi realizado mais um grupo de estudos do PET. O convidado desta vez foi o professor Marcos Américo que trouxe para discussão o seu tema de pesquisa
Da Redação SICOM PET, por Camila Nascimento David
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Professor Tuca no Grupo de Estudos de Edutretenimento |
O professor Tuca
define o Edutretenimento como um gênero, que contém vários formatos diferentes
de programas. Mas o objetivo é lançar produtos que tenham como função entreter
as pessoas e que ao mesmo tempo transmitem algum conteúdo. É despertar o
interesse das pessoas em assistir, ouvir, jogar e etc para aprender.
No Brasil,
apesar de existir uma visão distorcida a respeito desse gênero, principalmente
no âmbito televisivo, um programa que conseguiu fazer este casamento foi a Vila
Sésamo, que trazia informações educacionais básicas como escovar os dentes e
atravessar a rua, e foi um grande sucesso nos anos 70.
Apesar de muitos acharem que a TV deve ter uma função social, informativa e educacional, para que não se torne um fator alienante, de manipulação da sociedade, a grande realidade é que a ela foi criada
como objeto de entretenimento e não como um ambiente de educação formal. Acerca
desta problemática o professor Tuca afirma “O remédio contra a manipulação dos
meios é a educação”.
No âmbito
televisivo quem mais soube explorar a ideia de E-E (Entretenimento – Educação)
foi o vice-presidente da Televisa no México, Miguel Sabido, que ao
assistir a exibição da novela “Simplesmente Maria” (1969) passou a estudar o
conceito e criou técnicas junto com sua irmã e professora, Irene Sabido, para
aplicar estes estudos na produção de novelas mexicanas com propósitos
educacionais.
A aplicação
destas teorias aconteceu entre 1970 e 1974 e foram obtidos benefícios sociais
comprovados. As novelas abordaram temas como o planejamento familiar e o
fortalecimento do papel feminino na sociedade, o que rendeu ao México uma queda
de 34% na taxa de crescimento demográfico, e por consequência, o prêmio de
População das Nações Unidas em 1986.
O método Sabido
de produção se espalhou pelo mundo. No Brasil, sofreu algumas adaptações e acabou se
transformando no chamado Merchandising Social, onde emissoras já possuem um
roteiro da novela definido, e tentam embutir nele algumas mensagens
sócio-educativas. Este método acaba
diminuindo as chances de resultados eficazes na sociedade.
Assim, a culpa
da alienação dos indivíduos, segundo o professor Tuca “está sempre sendo
transferida, mas não existem motivos para culpar as mídias”. Segundo ele,
existem quatro fatores que podem falhar e ocasionar a alienação, e são eles: a
escola e a família que são responsáveis pela educação, a falta de conhecimento
e de interação com as novas tecnologias, e a falta de visão de futuro.
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