Popularizados há 12 anos, os blogs se constituem como importantes ferramentas de democratização e propagação de informações

Os blogs atuais tiveram sua origem a partir de componentes de sites através dos quais usuários escreviam sobre sua vida pessoal. Esses eram atualizados manualmente no próprio código da página, realidade alterada após o aprimoramento das ferramentas que facilitavam a manutenção e produção de artigos postados em ordem cronológica, que permitiram a criação de mecanismos de hospedagem para os blogs.
A popularização do meio se deu no início de 2000, quando o Blogger – serviço do Google que permite a edição e o gerenciamento de blogs – criou o permanlink, inovação que garantia a cada publicação uma localização permanente, a qual poderia ser referenciada. Além disso, a criação, pelos hackers, dos programas de comentários, permitiu a democratização do meio, fazendo com que blogueiros e seus leitores pudessem produzir e trocar informações.
Segundo Marcelo Bueno, editor de texto da TV Record e blogueiro desde 2007, a vantagem dos blogs em relação a outros meios de difusão e compartilhamento de conteúdo, em especial as redes sociais, é a sua capacidade de fixação. “O blog tem uma permanência muito forte. Nas redes sociais você tem um boom de qualquer assunto, mas esse assunto é logo atropelado por outro na sequência. No blog o conteúdo é fixado, é registrado”, opina Marcelo.
0 comentários:
Postar um comentário