Other Category

hhh

Nova edição do Comunica PET!

Edição especial da Semana da Comunicação 2013

Premiação do Intercom Manaus

Unesp de Bauru ganha prêmios em categorias de produtos no Intercom 2013

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Mais uma parceria inédita na Secom 2013

Parceria entre Secom e interdesigners

Dois eventos terão atividades conjuntas durante a Semana da Comunicação 2013

Projeto Morrinho

Projeto dismistifica a visão da favela como um lugar somente de violência através de ações culturais

30 de outubro de 2012

Concurso na área de comunicação e eventos acadêmicos estão no Boletim PET-RTV

Nesta edição do Boletim PET-RTV, acompanhe as informações sobre o Fórum de Iniciação Científica da USC e a parceria da Unesp com o Instituto Histórico Brasileiro para digitalização de arquivos históricos. O programa também traz detalhes sobre os concursos do Banco do Brasil e da Agência Nacional de Petróleo. Algumas das áreas com vagas abertas são Jornalismo, Tecnologia da Informação, Engenharia e Química. Os salários chegam a R$ 10 mil. O Boletim PET-RTV é uma parceria com o Núcleo de Jornalismo da Rádio Unesp Virtual.

 

26 de outubro de 2012

Grupo PET-RTV dá as boas vindas aos novos bolsistas

Da Redação Sicom PET,
por Beatriz Haga


Seis novos estudantes foram selecionados pelo Edital de Seleção do Grupo PET-RTV. O processo foi aberto para alunos dos cursos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC).

A seleção foi feita através do envio de texto com os motivos da participação no edital, em que foram avaliados: argumentação, aspectos gramaticais, competências oferecidas pelo candidato, a ficha de inscrição/súmula curricular e a entrevista. As etapas foram realizadas entre 08 e 25 de outubro.

Os três primeiros selecionados iniciarão as atividade no grupo como bolsistas já em outubro e os três seguintes  ingressarão como voluntários, com recebimento de bolsa a partir de dezembro.

Conheça os novos bolsistas PET-RTV:

CLASSIFICAÇÃO e CANDIDATO




1º - Keytyane Verônica da Silva Medeiros 
1º ano Jornalismo (diurno)










2º - Nathália dos Santos Rocha da Silva
1º ano Jornalismo (diurno)











3º - Marília Luiza Néspoli Ferreira 
2º ano Relações Públicas











4º - Caroline Pereira dos Santos Lima 
2º ano Jornalismo (diurno)











5º - Fernanda Grisi Barban 
3º ano Radialismo









6º - Giovanna Diniz dos Santos 
1º ano Jornalismo (diurno)






Solicitamos que os selecionados entrem em contato para agendamento de entrevista com o tutor, assinatura de novos documentos e definição de um calendário para início das atividades e acompanhamentos.

Confirmamos os três primeiros colocados assumirão as atividades a partir das próximas semanas e os três candidatos seguintes acompanharão as atividades do grupo para entrada em dezembro/janeiro.

25 de outubro de 2012

Afinal, qual o caminho do impresso?


Da Redação SICOM PET, por Luana Rodriguez

Quando o “The new York Times”, anunciou, em 2010, que extinguiria suas versões impressas e que passaria a ter apenas seu conteúdo digital, dúvidas sobre o futuro do jornal impresso começaram a surgir.

Seguindo o mesmo caminho, o Jornal do Brasil, também em 2010, pôs fim a sua versão impressa e migrou totalmente para a internet. O exemplo no Brasil, gerou ainda mais especulações sobre qual seria o destino do veículo de comunicação.

Sobre o assunto, a jornalista Giuliana Maria Miranda, da Folha de São Paulo, avalia que o impresso no país ainda é muito forte. “Acho que não vai acabar, é igual a rádio. Sempre tem ente que vai querer informação de qualidade sem se importar que ela seja do dia interior”.

Para Guiliana, outro motivo para o meio impresso se manter, é a publicidade. Os jornais ainda são responsáveis por cerca de 70% da publicidade, o que está longe de acontecer na internet. “A tiragem (dos jornais) está diminuindo, mas a publicidade se mantém, a gente ainda não consegue capitalizar o online”, ressalta.

Já Gabriel Toueg, do Estadão, acredita que o os jornais se mantêm devido a tradição, e o que leva o leitor às bancas é justamente a possibilidade de aprofundamento que os impressos são capazes de trazer. “O leitor insatisfeito não troca de jornal, ele manda uma carta assinando. O leitor busca no veículo uma identificação”.

O jornalista ainda acredita que, para o impresso sobreviver, vai ter que aprofundar e analisar a informação. “O impresso ideal vai oferecer o que a internet não consegue. Uma análise profunda, longa e explicativa da informação. O jornal, precisa parar de estampar o Breaking News e enganar o leitor”, finaliza.

22 de outubro de 2012

Jornalismo esportivo: informação ou entretenimento?

A união dos dois gêneros causa controvérsias no meio


Da Redação SICOM PET, 
por Jakeline Lourenço


Debate sobre coberturas esportivas na Semana de Jornal 2012,
         com Alessandro Abate e Thiago Simões. (foto: Fernanda Luz)
Muitos profissionais divergem quando o assunto é o limite entre jornalismo e entretenimento.  O jornalismo esportivo  tem mudado muito nos últimos anos, passando de coberturas simples e objetivas para programas com reportagens dinâmicas, com características que se aproximam cada vez mais da indústria do entretenimento.  Para muitos essas inovações foram muito importantes no sentido de renovar o estilo já batido com que o esporte era tratado.

Mas até que ponto podemos aproximar esses dois gêneros, que a princípio parecem caminhar por caminhos opostos, sem que se perca a credibilidade jornalística?

Sobre o assunto Alessandro Abate, editor do Lance! avalia que, apesar de todas essas mudanças, o jornalismo esportivo caminha para um gênero cada vez mais especializado. ‘’ De uns anos pra cá houve uma profissionalização muito grande.  Chegaram os canais esportivos, os jornais como o Lance!, as rádios que só falam de esporte, e  o esporte se tornou um negócio muito grande.  Quando isso se torna um negócio, com muita movimentação de dinheiro, todas as camadas têm que se profissionalizar’’

Thiago Simões, jornalista e comentarista da ESPN, ressalta que,  apesar de informativo, o esporte sempre foi uma forma de entretenimento para a população.  ‘’Eu acho impossível separar as duas coisas. O esporte é entretenimento, porém precisa ser um entretenimento com responsabilidade’’

Para os jornalistas, o equilibro parece ser encontrado quando o meio de comunicação entretém e agrada o publico, mas o conteúdo ainda se enquadra dentro dos parâmetros da informação jornalística. ‘’A gente a  precisa se profissionalizar, mas se profissionalizar para ser jornalista e fazer jornalismo, não entretenimento’’ finaliza Alessandro.

18 de outubro de 2012

Você sabe o que é rotoscópia?

Da Redação SICOM PET,
por Mariana Belo

Quando o cinema de animação surgiu, a principal dificuldade era obter movimentos verossímeis dos personagens, principalmente dos seres humanos. Atualmente utilizamos o sistema de motion capture, que captura os movimentos humanos e os envia para o computador, fazendo com que o resultado final da animação seja muito mais real. 

Mas nem sempre foi assim.O filme Branca de Neve, lançado em 1937 pelo estúdio Walt Disney Picture, utilizou em parte a rotoscópia, que consiste na animação através da captura de diversos quadros. As cenas são filmadas, e utilizando o filme como base, os desenhos são feitos. O filme foi composto por mais de 250.000 desenhos, uma pequena parte, utilizando a rotoscópia, principalmente para animar o príncipe, pois os seres humanos eram os mais difíceis de serem animados.

                             


O rotoscópio foi uma invenção de Max Fleischer, um pioneiro no desenvolvimento de desenhos animados. O aparato foi utilizado pela primeira vez por ele e seu irmão Dave Fleisher, no desenho animado Koko The Clown, em que seu irmão vestido de palhaço foi filmado, o desenho feito por cima do filme, frame a frame, obtendo um resultado final melhor do que o esperado. Posteriormente o rotoscópio fez parte de diversos desenhos animados da época, como nas danças de Cab Calloway no filme da Betty Boop, e no personagem Gulliver em As Viagens de Gulliver, de 1939. Os irmãos Fleisher montaram um estúdio e fizeram vários outros filmes com o invento, conseguindo incomodar muitas vezes o império Disney. 



Apesar de ser um avanço para a época, o rotoscópio deveria ser usado com muita cautela pois técnica apresenta leves desvios nos frames, causando uma certa “agitação” no filme. Para evitar esse efeito, o animador precisava ser muito habilidoso.

Atualmente a técnica é feita em computadores, tendo como base uma foto ou um filme, utilizando softwares. A preocupação não é mais com os movimentos dos personagens, mas sim uma diferença estética dos outros filmes de animação. Os filmes que adotaram a técnica foram Walking Life e A Scanner Darkly, ambos do diretor Richard Linklater.



15 de outubro de 2012

Semana de Jornal 2012 traz na programação referências da mídia brasileira.

            Além disso, as palestras vão priorizar o lado prático da profissão. Confira isso e muito mais em nosso podcast!






Da Redação SICOM PET, 
por Jéssica Godoy

11 de outubro de 2012

Ouça as novidades no Boletim PET


O Boletim PET-RTV é uma parceria com a Rádio Unesp Virtual. Ele traz as novidades do mundo acadêmico.
Nesta edição, acompanhe as informações sobre a Semana de Jornalismo da Unesp, as bolsas oferecidas pelo Grupo PET-RTV e outros concursos.


10 de outubro de 2012

Para contar boas histórias

Durante a Semana, a Jornal Jr traz palestrantes para dividir suas experiências com os alunos


Da Redação JornalJr,
por Caroline Lima


A cada ano a gestão de diretores da Jornal Junior muda, para que diferentes alunos possam participar desse projeto e ter a experiência atuar dentro de uma empresa junior de jornalismo. Diretores, trainees e repórteres exercem coberturas de eventos, produção de boletins e organizam as mais diversas atividades, durante o ano todo. Porém, a Jornal Junior somente ganha grande visibilidade diante dos alunos de jornalismo, da Faac e até mesmo dentro de todo o campus, durante a Semana de Jornal.

O evento é pensado e planejado meses antes de sua realização. Dezesseis alunos de jornalismo, orientados por dois professores tutores, fazem a apuração de nomes, indicados por alunos, para visitar a Unesp Bauru e deixar sua contribuição, contando suas histórias e experiências. Reuniões semanais são realizadas entre os membros da agência, para que tudo aconteça corretamente durante o evento. A vinda e hospedagem dos palestrantes, as inscrições, os materiais, o credenciamento da imprensa, a escolha dos temas, a mediação das mesas. Tudo isso é colocado em pauta nas reuniões. O trabalho é longo. Começa em meados de junho. 

O convite dos palestrantes nem sempre é viável. Alguns jornalistas de programas diários não podem assumir o compromisso de vir para o interior. Outros dizem que o diretor de redação não liberou a vinda. Outros se desculpam dizendo que gostariam imensamente de vir, mas por conta das grandes reportagens que escrevem estão ocupados demais ou não estarão no país no período da Semana. Recebidos todos os “nãos”, vem o prazer de ouvir o sim de algum convidado. Alguém que irá se deslocar de onde está e por algumas horas exercerá o papel do jornalista de contar histórias, mas de uma maneira diferenciada. 

Os receptores dessas trabalharão nos meios de comunicação. Alguns acabaram de chegar à universidade e estão no auge da paixão pela profissão, outros estão indo embora e cheios de dúvidas de como sairão de um espaço cheio de liberdade para entrar no mercado de trabalho. Talvez esses sejam os grandes responsáveis pelo “sim” recebido do palestrante. Por isso, os três dias que compõem a Semana de Jornal são o momento ideal para aproveitar ao máximo e ouvir atentamente o que os já “contadores de histórias” têm a dizer, e assim quem sabe os futuros jornalistas possam contar histórias tão boas quanto as deles.

Veja os bastidores da Semana de Jornal organizada pela Gestão 2011 da Jornal Jr:



9 de outubro de 2012

Programa Atalho - "XX Festival Interunesp MPB de Ilha Solteira"


A quarta produção do Programa Atalho já está no ar! Assista o vídeo sobre o XX Festival Interunesp de MPB de Ilha Solteira, disputa que seleciona músicas de alunos de vários campi da Unesp e mobiliza os estudantes para uma festa que prioriza a canção autoral.


Dica: assista em alta qualidade!


Para mais:
Vídeo da música vencedora: "Balada Niilista Freudiana" da banda Vamo Vovó (via Play This Beat)
Site do DAFEIS, diretório acadêmico realizador do Festival
Músicas selecionadas para o festival (clique para escutar)


O dia em que a Hebe parou o noticiário

Aos 83 anos, apresentadora se torna o centro do “agenda setting"

Da Redação SICOM PET,
por Luana Rodriguez

A morte da apresentadora Hebe Camargo, aos 83 anos, no último dia 29 chocou o país e provocou uma série de reportagens e homenagens à apresentadora. O ibope dado ao acontecimento e a importância do ocorrido tornou a televisão um meio de comunicação batido e repetitivo quanto à variedade de assuntos. Só se falou na Hebe.

Ao todo, a televisão aberta dedicou, apenas no final de semana, cerca de 29 horas, 18 minutos e 38 segundos a apresentadora, sendo que só o SBT, emissora na qual Hebe passou grande parte da carreira, dedicou exatas 14horas, 2 minutos e 51 segundos à ela. 

Ainda segundo os dados divulgados pelo Controle da Concorrência, responsável pela monitoria de inserções no mercado publicitário, a emissora globo destinou 1 hora e 49 minutos da sua programação ao acontecido, enquanto que a RedeTV e a Band, dedicaram, respectivamente, 5h40 e 2h29.

Nos sites e portais tudo relacionado à Hebe virou notícia, desde a declaração do maquiador do corpo da apresentadora até um informativo sobre o tipo de câncer que a matou. Já nas redes sociais, o que circulou referente ao ocorrido foi a fotografia em que Silvio Santos aparecia dando um selinho na antiga funcionária do SBT.

A morte da apresentadora foi tão comentada que, praticamente não se teve espaço na mídia para outras informações. No mesmo final de semana em que Hebe faleceu, completava-se os 20 anos do impeachment de Collor, 20 anos do massacre do Carandiru, os 50 anos da crise dos mísseis e os 50 anos do agente britânico 007.

Ainda no mesmo final de semana, A Igreja Ortodoxa Russa pediu clemência para três integrantes da banda de rock Pussy Riot, Gabriela Markus foi coroada miss Brasil e um terremoto de 7,1 graus atingiu a Colômbia.

Abaixo confira o programa especial sobre a Hebe, de mais de 3 horas, exibido no horário do Programa Raul Gil.

8 de outubro de 2012

Variedade de oficinas e uma nova parceria

Em 2012, a Semana de jornal terá oficinas de telejornalismo, assessoria, locução e diagramação, além da parceria com o PET em uma das mesas


Da Redação JornalJr,
por Caroline Lima


Oficinas são tradicionais na Semana de Jornal da Unesp
Entrar em uma sala de aula, anotar teorias, escutar os professores e colocar o conhecimento em prática através de exercícios são atividades que fazem parte do curso de jornalismo. Apesar de muito proveitoso, isso não é o suficiente para satisfazer as ambições e sanar as inúmeras dúvidas e curiosidades do futuro jornalista em relação à profissão e suas práticas cotidianas. Com o propósito de dar novas diretrizes e perspectivas sobre o jornalismo, nesse mês, a Jornal Junior promove a Semana de Jornal.

Durante três dias, renomados profissionais da área trazem seus conhecimentos e experiências jornalísticas aos alunos através de mesas, debates e palestras. Além disso, a Semana de Jornal não se limita a agregar os conhecimentos teóricos, sua prioridade inclui proporcionar conhecimentos práticos por meio das oficinas. 

Nesse ano, a Jornal Junior realiza quatro oficinas com temas completamente distintos. No dia 18 às 8 horas acontece no Laboratório de Técnica Redacional a oficina de Assessoria ministrada por André Cintra. Através dessa oficina os alunos poderão desde já tirar dúvidas e adquirir conhecimentos de uma disciplina que é lecionada somente nos termos finais da graduação. Nesse mesmo dia e horário a Professora Mayra Muniz dará a oficina de Telejornalismo no LEA. Essa oficina será dividida em duas partes, tendo sua continuação no dia 19 às 8h, no LEA. 

No terceiro termo do curso, os alunos já começam a fazer diagramação de jornais e muitos não têm nem os conhecimentos básicos sobre seus procedimentos. Para tirar dúvidas pontuais em relação aos programas de diagramação e as funções, haverá no dia 19 às 8h no LEE uma oficina de diagramação, ministrada por um profissional da People. Nesse mesmo dia também terá a oficina de Locução com a fonoaudióloga Perla Muniz, formada pela USP trazendo dicas e ensinando como o jornalista deve falar no rádio e na televisão.

As palestras discorrem sobre os temas: "O desafio das coberturas esportivas no Brasil", "Telejornalismo ou Tele-entretenimento", "A arte de transformar notícias em histórias", “Fotojornalismo: lentes da guerra” e “Os caminhos do impresso”. No dia 18, às 14 horas haverá a mesa “Telejornalismo ou tele-entretenimento?”, com os convidados Rodrigo Peters, produtor do programa Revista de Sábado, da Tv Tem. Ambos trarão a mesa o tema entretenimento no jornalismo dentro da programação televisiva dos canais. Essa é uma realização do PET (Programa de Educação Tutorial) em parceria com a Jornal Junior.


As inscrições da Semana de Jornal estão sendo feitas na sede da Jornal Junior das 9h às 13h e das 14h30 até a 18h30. 


PET-RTV abre vagas para novos bolsistas

De 8 de setembro a 19 de outubro, o Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação abre inscrições para seleção de três novos bolsista (começo imediato) e três voluntários (assumirão como bolsistas no mês de dezembro após o desligamento dos quartanistas do Grupo).

Poderão participar da seleção estudantes do primeiro e segundo ano dos cursos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design que ainda não participem de outros projetos de extensão do curso como bolsistas e que tenham disponibilidade de 20 horas por semana para se dedicar às atividades de ensino, pesquisa e extensão do PET.

Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, produzir um texto de até dois páginas defendendo o porquê do seu ingresso no PET-RTV, abordando suas experiências pessoais, competências técnicas e profissionais e também encaminhar a documentação necessária conforme indicado no Edital de Seleção de Bolsistas 2012.2.

A ficha de inscrição – que pode ser acessada neste link – e todos os documentos indicados no edital deverão ser enviados para o e-mail petrtv@faaac.unesp.br até o dia 19 de outubro, às 12 horas.

Após a inscrição, os candidatos serão submetidos a entrevistas, que ocorrerão no dia 22 de outubro, a partir das 13 horas, na sala do PET-RTV localizada no hall das Seções de Graduação da FAAC e FC. 

No edital, consta uma bibliografia que os candidatos podem consultar para o próprio processo seletivo e a entrevista, como o manual de orientações básicas do MEC, que explica o que é o PET, ou artigos acadêmicos acerca do projeto e da filosofia do Programa. 

A lista com os aprovados será divulgada por meio da Assessoria de Comunicação da FAAC, dos e-mails pessoais dos candidatos e redes sociais do Grupo até o dia 26 de outubro.

O valor da bolsa PET é de R$ 360,00 mensais de janeiro a dezembro, com previsão de aumento para R$ 400,00 em 2013.

Acompanhe a entrevista com o Professor Antonio Francisco Magnoni, docente do Departamento de Comunicação Social e Tutor do Grupo:


O PET-RTV deseja boa sorte a todos aqueles que tentarão seleção.

Downloads:
EDITAL
FICHA DE INSCRIÇÃO

6 de outubro de 2012

2ª fase do Congresso de Iniciação Científica será realizada em novembro

Da Redação SICOM PET, 
por Beatriz Haga

Falta um mês para o início da 2ª fase do XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC), que será realizada de 06 a 09 de novembro, no Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro. O evento tem como objetivo incentivar a pesquisa científica na Universidade e divulgar os estudos realizados.

A 1ª etapa do CIC foi organizada em cada uma das Unidades Universitárias e nela foram apresentados os trabalhos de estudantes de graduação bolsistas do CNPq e FAPESP, e não bolsistas. As melhores pesquisas em cada uma das grandes áreas - Agrárias, Biológicas, Exatas e Humanas – foram selecionadas para participar da 2ª fase do Congresso. Esse ano, o CIC - Área de Humanas e Ciências Socias Aplicadas - da UNESP, câmpus de Bauru, indicou 19 alunos para a próxima etapa: 

Arquitetura e Urbanismo 
  • Fernanda Pela Sabbag - Conforto térmico em espaços abertos em campus universitário: estudo de caso em espaços de passagem na UNESP em Bauru-SP; 
  • Luís Fernando Rostworowski - Diagnóstico das condições para a circulação de bicicletas em um corredor viário no município de Bauru (SP); 
  • Mariana Delbonis do Prado - O tema “Gestão da Mobilidade Urbana” no Plano Diretor de Bauru (SP); 
  • Stéfany Priscila Oliveira Sebastião - Conforto térmico em espaços abertos em campus universitário: estudo de caso no Bosque na UNESP em Bauru-SP. 

Educação Artística 
  • Adriana Maschio - O Benefício da Arte para Terceira Idade; 
  • David Antonio Calleja - A arte da performance e a pedagogia do sensível; 
  • Lucas Álvaro dos Santos - A Arte sob a leste dos saberes subalternos: as fotografias X,Y e Z de Robert Mapplethorpe. 

Design 
  • Carolina Bitencourt dos Santos – Referencial para pesquisa sobre moda: vestuário e afins; 
  • Elissa Soares – Joias e Adornos: Sob o Olhar do Ecodesign; 
  • Samanta Aline Teixeira – Origami e Projeto: Por uma investigação do paradigma dobra/dobradura no design contemporâneo; 
  • Tatiana Aleixo Lima Fernandes – Poltrona Onda: aplicação de conceitos de ecodesign e o potencial da madeira compensada no projeto de mobiliário. 

Comunicação Social 
  • Amanda Pioli Ribeiro – Guerra de Kosovo: análise semiótica da cobertura jornalística do conflito; 
  • Giovani Vieira Miranda – Novo Rádio: estudo de recepção do conteúdo radiofônico entre os ouvintes na Geração Y; 
  • Janaína Ferraz Muniz da Silva – “Show da Vida”: as sexualidades dissidentes em pauta na produção e formação de futuros jornalistas; 
  • Luis Enrique Cazani Junior – Recepção por demanda de ficção seriada televisiva; 
  • Thales Valeriani Graña Diniz – A integração de Códigos na grande reportagem na mídia radiofônica. 

Psicologia 
  • Paulo Uzai Junior – A intencionalidade em Brentano e Searle; 
  • Raquel Silva – A relação mente e corpo em Descartes: implicações para a Psicologia. 

Pedagogia 
  • Glaucia Mariana Reis - Os contos de fadas modificados: um estudo comparativo entre as narrativas infantis. 
Os alunos selecionados deverão enviar o trabalho na forma de apresentação PowerPoint pelo sistema, conforme modelo publicado no site do Congresso. 

Conheça a premiação do primeiro colocado de cada área: 

1) Pagamento de inscrição e estadia para a divulgação de um trabalho em um Congresso Nacional ou Internacional da área ou 

2) Pagamento de um curso relevante para o desenvolvimento acadêmico-científico ao aluno ou

3) Pagamento de inscrição na Sociedade Científica na qual o aluno/trabalho esteja diretamente relacionado. 

Os classificados em 2º e 3º ganharão:

1) Pagamento de inscrição e estadia para a divulgação de um trabalho em um Congresso Nacional da área.

Os dez primeiros colocados de cada área receberão o certificado de honra ao mérito. 

Confira o vídeo apresentado pela Profª Graça Caldas (Labjor/IEL/UNICAMP) na palestra “Iniciação Científica e Graduação: a necessária interface", realizada na 1ª fase do CIC - Área de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas na UNESP, câmpus de Bauru:





5 de outubro de 2012

Edição de Outubro do Comunica PET

O Comunica PET é o boletim do grupo PET e do Departamento de Comunicação Social, produzido pelo SICOM PET, que traz as principais novidades do câmpus e da cidade na área de comunicação e tecnologias digitais, além de te manter informado sobre tudo que acontece no departamento dos cursos de comunicação. Na edição de outubro, você ficará por dentro da programação da semana de jornalismo de 2012, produzido pela Jornal Jr. Falaremos também sobre sobre o evento "Ao vivo e em cores", que revitalizou o parque Vitória Régia. Se você curte jornalismo digital é sua chance de conhecer um pouco mais sobre o projeto de extensão Webjornal. Descubra também o projeto " Idoso Mídia", voltado para a terceira idade e conheça o livro "Opinião Pública: empowerment e interfaces", da professora Célia Maria Retz. Tudo isso, com reportagens de Luana Rodriguez, Jakeline Lourenço, Gionvani Vieira, Millena Grigoleti e Kelly De Conti Rodrigues.

Meu nome é Bond, James Bond

Os 50 anos de 007, o mais famoso agente britânico

Da Redação SICOM PET, 
por Luana Rodriguez


Há 50 anos o mundo conhece a famosa expressão “Meu nome é Bond, James Bond”. No dia 5 de novembro de 1962, era lançado nos cinemas londrinos o filme "007 Contra o Satânico Dr. No", primeiro filme da saga do agente secreto.

Ian Fleming, o criador de James Bond, teve como inspiração para os livros a Inteligência Naval durante a Segunda Guerra Mundial, e em 1953, publicou a primeira aventura do agente, “ Cassino Royale”, que só foi adaptado para as telas em 2007.

Quando “Dr. No” chegou ao cinema em 1962, e encheu as salas, Ian Fleming já havia escrito mais de 10 livros sobre Bond, de um total de 14 escritos por ele. O sucesso do filme foi tanto que o produtor lbert R. Broccoli abriu uma franquia garantindo mais 5 filmes do herói britânico.

Como Fleming faleceu em 1964, apenas dois anos após o lançamento do primeiro filme, outros autores foram chamados para escrever as aventuras de James Bond.

Do primeiro filme da saga até os dias de hoje, 22 filmes oficiais foram lançados, 2 filmes não oficiais foram divulgados e um filme está em fase de produção, com lançamento previsto para 2013. 

O tempero de sexo, o estilo de vida elegante e as “Bond girls”, são elementos marcantes da obra de Ian, e até hoje 6 atores já tiveram a oportunidade de interpretar o agente britânico: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig. E, para compor a trilha sonora já foram usadas musicas de Paul McCartney, Duran Duran, Madonna, Audioslave, e muitos outros.

Entre os principais filmes do 007 estão: “O espião que me amava”, “007 contra Goldfinger”, “ Viva e deixemorrer”, “O amanhã nunca morre” , “Os diamantes são eternos”, “ A serviçosecreto de sua majestade”, além, é claro, do primeiro filme lançado, “007 contra o satânico Dr. No”. Confira os primeiros minutos do filme que deu inicio à saga: 

4 de outubro de 2012

Três dias, quatro oficinas e cinco palestras

Em 2012 a Semana de Jornal está ainda maior e traz temas como fotojornalismo, jornalismo literário e jornalismo esportivo

Da Redação JornalJr,
por Caroline Lima






A terceira edição da Semana de Jornal acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro. O evento que já faz parte do calendário oficial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) ganhou proporções ainda maiores nesse ano. O evento tem três dias de palestras e oficinas. A abertura será no dia 17, às 19 horas com os convidados Tiago Simões, Alessandro Abate e José Carlos Marques trazendo o tema “O desafio das coberturas esportivas no Brasil”.

No período da manhã do dia 18 acontecerá a oficina de assessoria de imprensa com André Cintra e a primeira parte da oficina de Telejornalismo com a professora Mayra. À tarde, haverá a palestra com Ricardo Fela e Rodrigo Viana, convidados do PET. Para fechar o dia, o evento contará à noite com a mesa composta por Rodrigo Carvalho e Luíz César Pimentel abordando o tema Jornalismo Literário. No último dia da Semana acontecerão três oficinas no período da manhã sendo uma de Locução com Perla Muniz e outra de Diagramação, além da segunda parte da oficina de Telejornalismo. À tarde a palestra será protagonizada pelo fotojornalista Juca Varella. Para encerrar a Semana, a mesa noturna recebe Sérgio Lírio e Giuliana Miranda para debater “Os caminhos do Impresso”.

A Semana de Jornal procura trazer temas relevantes para os futuros profissionais da área. Durante os três dias, o evento aborta diferentes ramos da profissão e traz convidados para contar aos alunos suas experiências jornalísticas, sanar dúvidas e curiosidades. Além disso, a Semana de Jornal também procura agregar conhecimentos práticos através de oficinas. Durante três dias, os estudantes saem de suas costumeiras salas de aula e se reúnem em uma única e grande sala para ouvir, perguntar e aprender com renomados profissionais do jornalismo.

Desde 2010, a Semana de Jornal acontece consecutivamente. Naquele ano, considerado como marco inicial da consolidação da Semana, convidados como Tiago Dória, especialista em mídia e tecnologias emergentes, falou sobre o tema “Jornalismo Digital: mercado, consumo e interatividade”, em uma mesa com Fred Di Giacomo, editor do Internet núcleo jovem da Editora Abril e Luciana Moherdauir, professora doutora em
Processo de Criação nas Mídias. Os jornalistas Gabriel Priolli, Maurício Stycer e Matthew Shirts encerraram a Semana com o debate sobre “Linguagem, experimentação e criatividade: as inovações recentes no Brasil”.

Em 2011, a Semana de Jornal teve uma mesa com Rafael Chinaglia, da TV TEM, junto ao professor Juarez Xavier. O editor-chefe da revista Rolling Stone, Pablo Miyazawa trouxe suas experiências jornalísticas em uma palestra descontraída e cheia de perguntas. Os irmãos Anderson e Emerson Couto, criadores do blog Desilusões Perdidas com o personagem Duda Rangel, participaram de uma mesa junto ao jornalista literário Sergio Vilas Boas e no encerramento da Semana os jornalistas convidados foram Marcelo Torres, do SBT e Paula Akemi, da Rede Globo, abordando o tema “Cobertura de emergência”.






A Semana de Jornal é organizada pelos membros da Jornal Junior, sob a tutoria dos professores Juarez Xavier e Suely Maciel e recebe o apoio da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Departamento de Comunicação Social (DCSO) e Departamento de Ciências Humanas (DCHU).

3 de outubro de 2012

"Faculdade Que Queremos"

Eleições na FAAC; contribua para a construção de uma faculdade melhor!


Da Redação e-Colab

Nos dias 08 , 09 e 10 de outubro de 2012 acontece as eleições para a Direção da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, com duas chapas concorrendo: "Experiência, Participação e Planejamento", composta por Nilson Ghirardello e Marcelo Carbone, e a chapa "Renovação e Participação", de Paula Landin e Maria do Carmo Palhaci.

Baseado no documento “Cidade Que Queremos”, que prevê nortear a criação de políticas públicas para o desenvolvimento da Cultura nas cidades, e também políticas que valorizem a produção local e regional (bem como seus valores agregados nas culturas e manifestações tradicionais, populares, de massa e com diversidade), o documento propõe uma linha de atuação básica de questões emergentes com base em propostas apresentadas por grupos e pessoas que tem envolvimento e interesse na temática, funcionários e alunos. Imaginamos, da mesma forma, transferir a proposta para outros campos de atuação pública, como é o caso das Universidades.


Créditos: ACI/FAAC




























A proposta é elencar pontos essenciais que sejam de interesse de funcionários e alunos para a construção da “Faculdade Que Queremos”, visando a melhor qualidade de ensino, estrutura, diálogo e participação; partindo do princípio de que independente de chapas, determinadas propostas devem ser asseguradas para a garantia de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Assim, o documento “Faculdade Que Queremos” deverá ser apresentado às chapas candidatas à gestão da Diretoria 2013-2016.

Assim, gostaríamos de convidar a todos os alunos para a ação dentro da FAAC, visando garantir que as propostas das chapas candidatas à Diretoria da Faculdade estejam de acordo com a necessidade real dos estudantes e funcionários dela para que possamos garantir a "Faculdade Que Queremos" para os próximos quatro anos.

Centros Acadêmicos, Diretórios, Empresas Juniores, projetos de extensão, cursos, salas, alunos: vamos nos unir em prol da FAAC que queremos! Reúnam-se e tragam seus pontos para a assembleia da "Faculdade Que Queremos" no dia 04/10 (quinta-feira), ao meio dia no Guilhermão para discutirmos e elaborarmos o documento final! Estão todos convidados a participar da construção de uma FAAC melhor!

2 de outubro de 2012

Debate entre candidatos à diretoria da FAAC



Da Redação ACI/FAAC-Unesp



No dia 03 de outubro, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos estão convidados a participarem do Debate entre as Chapas concorrentes à diretoria e vice-diretoria da FAAC (“Experiência, Participação e Planejamento” e “Renovação e Participação”). O evento será às 20h, no Anfiteatro Guilherme Rodrigues Ferraz.

O debate será dividido em quatro momentos:

- 1º Bloco: Apresentação e considerações iniciais das chapas:
Cada chapa fará uma apresentação de 15 minutos a respeito de seus planos de trabalho, a ordem de apresentação respeitará a ordem de um sorteio.

- 2º Bloco: Debate entre as chapas:

Cada chapa fará duas perguntas para a chapa concorrente. As perguntas serão feitas alternadamente. Caso a chapa achar necessário, haverá réplica e tréplica.

- 3º Bloco: Debate das chapas com o plenário:

O plenário encaminhará questões à mesa por escrito, as perguntas serão dirigidas as duas chapas alternadamente. Serão sorteadas duas perguntas de cada segmento (docentes, discentes e servidores técnico-adminsitrativos) para cada chapa, totalizando seis perguntas direcionadas para cada chapa sobre temas relacionados ao universo da FAAC.

- 4º Bloco: Considerações Finais:

O mediador concederá a palavra às chapas concorrentes, seguindo a ordem da apresentação inicial, para suas considerações finais.

O Mediador será indicado pela Comissão Eleitoral e terá amplos poderes para interferir no andamento do Debate. Ele será assessorado por outros dois membros da comissão eleitoral, um para ajudar no acompanhamento da atuação das chapas e do público outro ficará encarregado de cronometrar as atividades.

Isto é jornalismo?

Semana de Jornalismo 2012 abordará os limites entre jornalismo e entretenimento

Da Redação SICOM PET, 
por Paula Monezzi

Você ficou curioso para saber o que levou a Fátima Bernardes a deixar o telejornal mais assistido do Brasil para fazer o programa de auditório matinal Encontro com Fátima Bernardes? Não consegue imaginar Fausto Silva num programa jornalístico? O que fez Pedro Bial optar pelo Big Brother? E o Datena, por quê foi parar em seus programas policiais? Acha estranho que jornalistas de renome como Marcelo Tas, Milton Neves, Paulo Henrique Amorim e Carlos Nascimento estejam no ramo de entretenimento?

Pensando nisso, o Grupo PET-RTV e a Jornal Junior realizam uma mesa-redonda na Semana de Jornalismo para discutir a relação entre jornalismo e entretenimento. A mesa tem como objetivo discutir as implicações da crescente relação entre as duas modalidades, não apenas na televisão, mas também nos demais meios de comunicação. Para discutir e tentar responder a essas perguntas, foram convidados Rodrigo Vianna e Ricardo Fela para a mesa redonda.

Rodrigo é jornalista há 20 anos. Iniciou sua carreira na TV Globo, no Jornal SPTV. Trabalhou para a Folha de S. Paulo, TV Cultura e desde 2007 está na TV Record de São Paulo, onde apresenta o Entrevista Record – Mundo e faz reportagens para o Jornal da Record. Além disso, possui o blog “O Escrevinhador” , no qual fala de temas como política, cultura e o papel da mídia. 

Ricardo Fela é formado jornalismo pela UNESP Bauru. Trabalhou como repórter e editor do caderno de Cultura do jornal Diário de Bauru, foi repórter do site de notícias Agência Interior, atuou no jornal Folha Popular, de Lençóis Paulista, foi chefe de reportagem e editor do Diário da Região, de Rio Preto, foi produtor do SPTV, na atual TV Tem de Bauru, além de produzir dois episódios do quadro Brasil Total, com Regina Casé. Atualmente é colaborador do site Overmundo, que traz notícias sobre cultura popular e arte independente brasileira e apresenta, produz e coordena o programa Revista de Sábado, da TV Tem. 

Sobre a mesa: 

Atualmente, um fluxo direcionado à indústria de entretenimento retira jornalistas do ramo, que até então seguia firmemente delimitado. As figuras dos jornalistas que resistiam a esse hibridismo estão cada vez mais fracas e isso nos leva a uma pergunta: até onde vai o telejornalismo e quando começa o tele-entretenimento? Os dois seguem para um mesmo rumo, são iguais? Porque programas como o Fantástico, Domingo Espetacular e Mais Você ganham a cada dia mais e mais clones? Ficou curioso? Então não perca! A mesa redonda acontece no dia 18, às 14 horas. Mais informações no PET, pelo telefone 3103-6066 ramal 6263 ou pela Jornal Junior, ramal 7067. 

Para quem quiser ir se preparando para a discussão, abaixo estão alguns vídeos que ajudam apensar sobre o tema:

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais