Da Redação SICOM PET,
por Gerardo Martínez - estudante da Universidad Nacional Autónoma de México
por Gerardo Martínez - estudante da Universidad Nacional Autónoma de México
Uma das coisas nós mexicanos nos sentimos orgulhosos é de nossa culinária. A comida mexicana é famosa em todo o mundo por sua grande diversidade e a fusão de ingredientes que faz um sabor único. A gastronomia do México foi declarada em 2010 Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A base principal dos pratos mexicanos são a pimenta, o milho e o feijão. A maioria dos ingredientes é de origem indígena e sua elaboração também faz parte da invenção de sabores. Paso a passo, com experiência herdeira por séculos de tradição, é um presente para o gosto das pessoas e também um tempero saboroso.
A comida mexicana da atualidade é herdeira de um passado diverso, resultado do choque cultural do antigo mundo. Essa conjunção entre os sabores suaves da comida tradicional espanhola e os fortes sabores da comida indígena deu como resultado essa comida que é reconhecida e significativa para todas as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-la e experimentá-la.

Um exemplo é o Pózole, feito com milho nixtamal, consiste em uma sopa ou guisado com carne de porco, pimenta e outros temperos. É um prato típico em vários estados como Sinaloa, Michoacán, Guerrero, Jalisco, Morelos, México e Distrito Federal.
É muito importante destacar o jitomate, o cacau, o aguacate, o calabaza, o nopal e a vainilla porque faz parte da culinária e foram os alimentos da terra para os povos e culturas pré-hispânicas ou do México pré-colombiano.

Com esse reconhecimento se comprova novamente que o México é muito rico não só em riquezas da natureza, cultura e tradição, mas também em sabor.
0 comentários:
Postar um comentário