Other Category

hhh

Nova edição do Comunica PET!

Edição especial da Semana da Comunicação 2013

Premiação do Intercom Manaus

Unesp de Bauru ganha prêmios em categorias de produtos no Intercom 2013

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Mais uma parceria inédita na Secom 2013

Parceria entre Secom e interdesigners

Dois eventos terão atividades conjuntas durante a Semana da Comunicação 2013

Projeto Morrinho

Projeto dismistifica a visão da favela como um lugar somente de violência através de ações culturais

31 de julho de 2012

Lançamentos de livros no CELACOM 2012

O XVI Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação – CELACOM 2012 terá uma sessão de lançamento de livros e revistas científicas no dia 8 de agosto, quarta-feira, às 21 horas, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, no Salão Lateral Fundeb.

Poderão indicar obras para participar da sessão de lançamento todos os autores inscritos no CELACOM 2012 e que tenham produzido livros e periódicos científicos na área de comunicação. As publicações devem ter data a partir de 2011. Também serão aceitas obras de 2010, desde que não tenham sido lançadas em eventos anteriores. 

Os interessados devem enviar, até HOJE, um texto com: 1) nome do(a/s) autor(a/es); 2) editora; 3) resumo de aproximadamente cinco linhas sobre a obra; e 4)imagem da capa em JPG (não muito pesada), para divulgação junto ao material recebido pelos congressistas para o e-mail: katiavanzini@gmail.com

A possibilidade de lançamento está condicionada à inscrição do autor no CELACOM 2012

Outras informações sobre a sessão de lançamentos podem ser obtidas com Katia Vanzini (katiavanzini@gmail.com).

30 de julho de 2012

CNPq lança nova Plataforma Lattes

Conheça as novidades  Plataforma Lattes versão 2.0

Da Redação SICOM-PET
por Giovani Vieira


Os mais de 1,5 milhão de usuários já podem aproveitar as novidades da nova Plataforma Lattes lançada no dia 23 de julho durante a 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA). A versão 2.0 da base de dados está mais interativa e conta com ferramentas para certificação de autoria de trabalhos científicos ou de participação em projetos acadêmicos.

Entre as principais inovações está a criação de espaços para registro de atividades de inovação, educação e popularização da ciência e tecnologia. A nova plataforma está diretamente integrada com o banco de dados internacional do Instituto para Informação Científica (ISI), impedindo a citação de material que ainda não foi publicado.

Ao registrar uma patente, o pesquisador poderá incluir o número de patentes registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), recebendo o símbolo de certificação do instituto logo após o preenchimento.


Agora a existência de currículos fantasmas será impedida por meio de um acordo com a Receita Federal para certificação dos dados da pessoa que se registra na base Lattes. 

A interativa da nova plataforma é reforçada com a possibilidade do cadastro em redes sociais, como Facebook, Orkut, FollowScience , Academia.Edu, e também com a possibilidade de incluir outras formas de contato, como por Msn, Skype e Yahoo Messenger. 

“A mudança significa um salto na ciência brasileira. As avaliações que se faziam dos currículos eram feitas apenas pela produção acadêmica dos pesquisadores”, afirmou Glaucius Oliva, presidente do CNPq, durante a conferência de lançamento.

Conheça as novas funcionalidades da Plataforma: Clique aqui

Lattes
Criada em 1999, a Plataforma Lattes é a base de dados brasileira de Pesquisadores, Grupos de Pesquisa e de Instituições gerenciada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, são mais de 1,5 milhão de usuários, sendo 120 mil, ou 8%, de currículos de pessoas com doutorado. O Currículo Lattes é referência para o registro do histórico de atividades de pesquisadores e estudantes e é adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa.

Nova grade de programação da TV Unesp



A partir de agosto, a TV UNESP ganhará uma nova programação com o objetivo de abordar temas interessantes, como educação, ciência, cultura, resgate histórico, cinema, música, produções alternativas, alimentação, economia, profissões e saúde.

A grade será composta por sete novos programas: "Clipes TV UNESP", "Naturalmente", "Guia de Profissões", "Giramundo", "UNESP Ciência" e o telejornal, "UNESP Notícias".

A equipe da TV UNESP inclui 50 profissionais, divididos nos departamentos de Jornalismo, Produção, Multimídia, Ensino à distância, Videografismo, Técnico-operacional e administrativo.

As produções são transmitidas na cidade de Bauru pelo canal 45 UHF e 32 da NET.

Confira as estreias de agosto:
01/08 às 17h30: "UNESP Notícias" com foco em utilidade pública, além de debater e levantar questões de interesse dos cidadãos de Bauru.

03/08 às 18h30: "Clipes TV UNESP" traz ao público videoclipes de artistas independentes.

07/08 às 18h00: "Naturalmente" é um programa que une economia e boa alimentação.

07/08 às 18h15: O programa "Guia de Profissões" chega para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos sobre as diferentes profissões.

18/08 às 11h: "Giramundo", um programa infantil que proporciona aprendizado com muita diversão.

26/08 às 19h: "UNESP Ciência" que tem como objetivo divulgar pesquisas, ensinar e levar conhecimento cientifico de forma simples para a comunidade.

27/08 às 12h: "Opção Saúde" traz os avanços da medicina e qualidade de vida à população.
Acesse: www.tv.unesp.br/opcaosaude



22 de julho de 2012

XVI CELACOM OFERECE DIVERSAS OFICINAS NA ÁREA DS COMUNICAÇÃO


Com o objetivo de oferecer um espaço de diálogo entre a comunidade acadêmica, profissionais de diversas áreas e sociedade, o Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação – CELACOM 2012 irá oferecer 17 oficinas, sobre temas variados e atuais, destinadas a um público diverso: estudantes de graduação, pós-graduação, professores e profissionais de Comunicação, estudantes de licenciatura, pesquisadores de diversas áreas e demais interessados. 

Segundo Rodrigo Carvalho, Coordenador Geral das Oficinas do Celacom 2012, “a ideia é que as oficinas promovam um espaço de interação entre a teoria e a prática e se configurem como uma oportunidade dos estudantes de pós-graduação da Unesp de Bauru e docentes de diferentes instituições colocarem à disposição da sociedade parte da produção de conhecimento fomentada no âmbito acadêmico", explica. 

Cada participante inscrito tem o direito de participação gratuita em uma oficina, mas poderá se inscrever em mais de uma, mediante pagamento de taxa por oficina, desde que haja compatibilidade de horários e vagas. 

São 17 oficinas no total com 16 temáticas diferentes, do dia 06 ao dia 08 de agosto, em diferentes horários. Algumas oficinas serão realizadas no período noturno, das 18h às 22h, o que é mais uma facilidade para atender a disponibilidade de profissionais que queiram se atualizar. 

Confira o resumo das oficinas programadas para o XVI CELACOM em Bauru. 

· LEITURA CRÍTICA DA PUBLICIDADE INFANTO-JUVENIL
Segunda-feira, 06 de agosto, das 8h e 30min às 12h e 30min.
Público alvo: Profissionais e estudantes de Comunicação Social, de Pedagogia e licenciaturas. Demais interessados (15 vagas).
Proponente: Mariana Pícaro Cerigatto.
· LOCUÇÃO JORNALÍSTICA
Segunda-feira, 06 de agosto, das 8h e 30min às 12h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados (15 vagas).
Proponentes: Reginaldo Viana e Wellington C. M. Leite.

· CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Segunda-feira, 06 de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados (15 vagas).
Proponente: Sarah Moralejo da Costa.
· EDUCAÇÃO ÀS MÍDIAS E PELA MÍDIA: UMA INTERFACE POSSÍVEL
Segunda-feira, 06 de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e Relações Públicas), de Pedagogia e licenciaturas. Demais interessados (15 vagas).
Proponentes: Roseane Andrelo e Lígia Beatriz Carvalho de Almeida.
· MARKETING CULTURAL: TEORIA E PRÁTICA
Segunda-feira, 06 de agosto, das 18h às 22h.
Público-Alvo: Estudantes de Artes e Comunicação Social; Profissionais que atuem na seleção, patrocínio e produção de iniciativas artístico-culturais, como artistas, agentes e produtores culturais; Empresários e gestores de espaços culturais e de Instituições Culturais Públicas e Privadas de Bauru e região (15 vagas);
Proponente: Marta Regina Garcia Cafeo.

· TELEVISÃO PÚBLICA, TELEVISÃO DIGITAL E DEMOCRATIZAÇÃO
Segunda-feira, 06 de agosto, das 18h às 22h.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados (15 vagas).
Proponente: Vivianne Lindsay Cardoso.
· ORATÓRIA E RETÓRICA: CONVENCER É UMA ARTE!
Terça-feira, 07de agosto, 8h e 30min às 12h e 30min.
Público-Alvo: Jornalistas e Radialistas. Estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados. (15 vagas)
Proponentes: Rodrigo Carvalho e Thaís Helena Paixão.

· INTERATIVIDADE NA TV DIGITAL: PERPECTIVAS PARA O TELEJORNALISMO E PARA AS TRANSMISSÕES ESPORTIVAS
Terça-feira, 07de agosto, das 8h e 30min às 12h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados. (15 vagas)
Proponentes: Selma Miranda dos Prazeres e Tatiana Zuardi Ushinohama.

· COMUNICAÇÃO DIGITAL: ACOMPANHANDO AS ESTRUTURAS DE PERCEPÇÃO DOS PÚBLICOS
Terça-feira, 07de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação em Comunicação Social. Demais interessados. (15 vagas)
Proponente: Silvia Ferreira.

· O TEXTUAL DAS TELAS: NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS E ROTEIROS INTERATIVOS
Terça-feira, 07de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados. (15 vagas)
Proponente: Leonardo Enrico Schimmelpfeng.

· COMUNICAÇÃO PÚBLICA: FERRAMENTA PARA A CIDADANIA TURMA I
Terça-feira, 07de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30 min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação em Comunicação Social. Demais interessados. (15 vagas)
Proponentes: Aline Meneguini e Elton Matheus.

· PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Terça-feira, 07de agosto, das 18h às 22 h.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação em Comunicação Social. Demais interessados. (15 vagas)
Proponentes: Elaine Cristina Gomes de Moraes e Ana Lucia Lima de Assis.

· MÍDIA E CULTURA POPULAR – DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Terça-feira, 07de agosto, das 18h às 22 h.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de Artes, Comunicação Social e Cultura. Demais interessados. (15 vagas)
Proponente: Daira Renata Martins Botelho.

· OFICINA DE EDITORAÇÃO ELETRÔNICA PARA INICIANTES
Quarta-feira, 08 de agosto, das 8h e 30min às 12 h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação em Comunicação Social e demais interessados em editoração eletrônica. (15 vagas)
Proponente: Ana Carolina Milo Britto.

· OFICINA DE EDUCOMUNICAÇÃO
QUARTA-FEIRA, dia 08 de agosto, das 08h e 30min às 12h e 30min.
Público Alvo: Profissionais e estudantes em Comunicação Social, Pedagogia, licenciaturas e demais interessados (15 vagas).
Proponente: Alessandra Possebon.

· SEMIÓTICA PARA PRINCIPIANTES
QUARTA-FEIRA, dia 08 de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de Artes, Comunicação Social e Design. Demais interessados (15 vagas).
Proponente: Muriel Amaral.
· COMUNICAÇÃO PÚBLICA: FERRAMENTA PARA A CIDADANIA TURMA II
QUARTA-FEIRA, dia 08 de agosto, das 13h e 30min às 17h e 30min.
Público-Alvo: Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social. Demais interessados (15 vagas).
Proponentes: Fabíola Liberato, Kátia Viviane da Silva Vanzini e Vanessa Grazielli.
Mais informações sobre sinopse, curriculum dos proponentes e conteúdo programático de cada oficina acesse: http://www2.faac.unesp.br/celacom/?p=oficinas



SERVIÇO – OFICINAS DO XVI CELACOM

LOCAL – CAMPUS DA UNESP BAURU

DATA 06 A 08 DE AGOSTO

INFORMAÇÕES:

Rodrigo Carvalho - Coordenador Geral das oficinas CELACOM 2012

TELEFONE (14)97141606

redatorandroid@gmail.com ou redator.carvalho@itelefonica.com.br

Ou Rônia, através do e-mail: celacom@metodista.br.

18 de julho de 2012

Eurocentrismo e Estudos em Economia Criativa


Há de certa forma um preconceito generalizado quando o tema abordado é cultura. É de praxe que se exalte os grandes nomes da música clássica europeia, por exemplo, e no entanto se esqueça artistas de culturas vistas como periféricas, como os africanos e latinos.

Gênios como Vicente Joaquim Ferreira Pastinha, o Mestre Pastinha, nome de extrema importância no culturalmente rico mundo da capoeira, são deixados de lado em detrimento de criativos como os da música erudita europeia, apesar de que, em seus respectivos campos, tenham a mesma relevância e influência.

Segundo o texto do IPEA sobre o IDECULT (indicador de desenvolvimento da economia da cultura), ainda há na avaliação da cultura no mundo acadêmico e popular, uma base eurocentrica, vinda dos conceitos de perfectibilidade de Kant, e do Bilding de Hegel, que basicamente tratavam, entre outros temas, a cultura da Europa como vanguardista em todos os sentidos, e visto seu sucesso e qualidade era única e inalcançável. Seguindo esta linha, a cultura Africana jamais chegaria ao patamar Europeu, justificando a exclusão de criativos como o já citado, Mestre Pastinha.

Apesar da evidente desinformação e preconceito, a civilização ocidental tornou-se refém da ideia de que a cultura europeia é superior. No entanto, existe a necessidade de isenção diante de consensos Eurocentricos para que haja a devida isonomia para com as diferentes culturas abordadas na pesquisa.

O grupo Neocriativa acredita não só na possibilidade como na extrema necessidade de que os estudos abordem a Cultura de forma uniforme, tratando cada criativo sem valoração para que não se caia na armadilha de se estudar apenas parte da cultura, o que tornaria o estudo superficial e excludente.

Links:
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/idecultweb.pdf - Texto Ipea sobre Indicador de Desenvolvimento da Economia da Cultura

http://www.capoeiradobrasil.com.br/pastinha.htm - Um pouco sobre a história de Mestre Pastinha.

17 de julho de 2012

Inscrições abertas para o Celacom 2012

ACI/FAAC

Do dia 8 a 10 de agosto ocorrerá em Bauru o XVI Colóquio Internacional de Escola Latino-americana de Comunicação (CELACOM), realizado pela UNESP, Departamento de Comunicação Social da Unesp (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM), Grupo de Pesquisa do CNPq, Pensamento Comunicacional Latino-Americano (PCLA), e da Cátedra UNESCO de Comunicação. O tema desse ano é “Pensamento Comunicacional Latino-Americano através da Literatura”. 

Entre os conferencistas, painelistas, expositores e debatedores, que comparecerão ao evento, um dos destaques será a presença do Prof. Dr. Muniz Sodré, que abordará “Literatura e Comunicação na América Latina” na conferência de abertura, no dia 08 de agosto, às 20 horas).

Outros nomes convidados para o evento são de Antonio Hohlfeldt (Intercom); Cremilda Medina (ECA-USP); Esmeralda Villegas (Colômbia); Felipe Pena (UFRJ); Francisco Sierra Caballero (Espanha); Isabel Travancas (UFRJ); José Marques de Melo (Brasil); Luis Roberto Alves (Umesp); Marcelo Fernández (Equador); Maria Cristina Gobbi (Brasil); Mauro Souza Ventura; Osvando Morais (Uniso); Pablo Escandón (Equador); Raquel Escobar (Equador); Sandra Reimão (Eca-Usp); Sinval Medina (Usp); Sônia Jaconi (Umesp); Suely Flory (Unimar); Tânia Rosing (Passo Fundo).

Na conferência de encerramento, o tema Políticas Culturais, Comunicação e Literatura será abordado pelo conferencista convidado, Danilo dos Santos Miranda, do SESC, e terá a presença da mediadora Elizabeth Gonçalves, da UMESP. 

Segundo Maria Cristina Gobbi, uma das organizadoras do evento, o Celacom pretende ampliar o olhar para o narrador e o discurso no contexto da América Latina. “O resultado propiciará espaços de intercâmbio, promovendo diálogo entre pesquisadores, setores produtivos, governo e a sociedade civil organizada, dando incremento cognitivo às pesquisas realizadas na universidade”, destacou.

Os interessados em participar do XVI Celacom em Bauru poderão fazer suas inscrições somente pela internet. Para maiores detalhes, inscrições e informações acesse o site www.faac.unesp.br/celacom.

13 de julho de 2012

Projetos da FAAC são premiados no Intercom Sudeste

ACI/FAAC
O Sistema de Comunicação PET (SICOM PET), integrado ao Grupo de Educação Tutorial em Rádio e Televisão (PET-RTV), e a Empresa Júnior de Relações Públicas (RPjr), ambos projetos ligados ao Departamento de Comunicação Social (DCSO), foram premiados no XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom Sudeste, realizado na última semana de junho em Ouro Preto (MG).

O SICOM PET, orientado pelos professores Antonio Francisco Magnoni, Angelo Sottovia Aranha e Francisco Machado Filho, concorreu ao prêmio da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) na categoria Jornalismo, na modalidade Projeto de Assessoria de Imprensa. A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos de graduação produzidos por alunos de Comunicação Social nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Transdisciplinar.

O grupo SICOM é um projeto multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, que tem como integrantes alunos dos cursos de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), e também do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências (FC). “Vivenciamos a experiência profissional de uma assessoria de imprensa convergente e multimidiática”, relata o estudante de jornalismo Giovani Vieira Miranda, coordenador da equipe de alunos do projeto premiado.

A RPjr, por sua vez, foi vencedora na categoria "Organização de Eventos" da modalidade de Relações Públicas, pelo terceiro ano consecutivo. Em 2010, a empresa havia sido premiada pela edição de 2009 do "Meeting - Um Encontro com o Futuro”, evento organizado anualmente. Em 2011, a premiação foi devida à organização do "Desafio Hora Extra - Transforme seu tempo em Desafio", realizado em 2010, e que consiste em um jogo que tem como objetivo colocar os participantes em situações reais do mercado. O Desafio Hora Extra tem sua segunda edição confirmada para este ano.

Em 2012, o motivo do prêmio foi a organização do Festival Cultural da Rádio Unesp FM. “A rádio procurou a RPjr pra melhorar a imagem da rádio na faculdade e na comunidade e realizar algo que integrasse seu público. O festival foi realizado no final do ano passado e contou com um concurso de bandas, onde o único requisito era que um dos integrantes de cada banda tivesse algum vínculo com a Unesp, podia ser funcionário ou aluno”, explica Amanda Valença, Diretoria de Comunicação da RPjr.


“Contamos também com a colaboração da faculdade, dos alunos e de expositores como Labsol, por exemplo. O evento foi realizado com o intuito de integrar as três faculdades e reconhecer o trabalho da rádio”, completa Amanda.

Os vencedores do Intercom Sudeste participarão do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá em Fortaleza (CE) entre os dias 3 e 7 de setembro.

3 de julho de 2012

Projeto PET da Unesp de Bauru conquista prêmio na Intercom Sudeste

A universidade também conseguiu outra premiação no evento

Da Redação SICOM PET,
por Kelly De Conti Rodrigues


O Projeto de Assessoria de Imprensa (SICOM PET), que é desenvolvido pelo Grupo de Educação Tutorial em Rádio e Televisão (PET-RTV), foi o vencedor da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) no XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom Sudeste 2012. O PET-RTV é um grupo de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Comunicação Social (DCSO) da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da UNESP de Bauru. O Intercom Sudeste aconteceu na última semana de junho, em Minas Gerais, no campus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

O projeto é orientado pelos professores Antonio Francisco Magnoni, Angelo Sottovia Aranha e Francisco Machado Filho e concorreu na categoria de Jornalismo, na modalidade Projeto de Assessoria de Imprensa. A Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos de graduação produzidos por alunos de Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Transdisciplinar. 

O estudante de jornalismo Giovani Vieira Miranda, que coordena a equipe de alunos do projeto premiado, relata que “os participantes do SICOM PET vivenciam a experiência profissional de uma assessoria de imprensa convergente e multimidiática”. O grupo SICOM se caracteriza como um projeto multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão composto por estudantes de Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas e Design da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC), e também do curso de Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências (FC). 

Os integrantes do Projeto trabalham com o planejamento e elaboração de produtos de comunicação para diversos suportes, desenvolvendo novas linguagens, gêneros e formatos para difusão do conteúdo. Fazem parte da estrutura de atividades do SICOM PET a Assessoria de Comunicação PET, composta por uma Assessoria de Imprensa e outra de Relações Públicas; o Portal de Notícias SICOM PET, com o auxílio de uma Assessoria de Tecnologia da Informação (T.I) e está disponível em www.petrtv.com.br; SICOM Impresso; SICOM Audiofônico, em parceria com a Rádio FM e com o Projeto de Extensão Rádio Unesp Virtual, e SICOM Audiovisual, em parceria com a TV Unesp. Todas as atividades do SICOM recebem o apoio da Assessoria de Artes, composta por alunos do curso de Design e responsável pela identidade visual do Projeto. Além das produções jornalísticas e artísticas, os participantes do PET também desenvolvem atividades em três Grupos de Estudo e Pesquisa. 

Neste ano, a Unesp de Bauru concorreu na Expocom com 11 trabalhos de graduação. Outro projeto do Departamento de Comunicação Social que recebeu premiação foi o “Festival Cultural 20 Anos da Rádio Unesp”, apresentado pela aluna Bruna Mantuan, integrante da Diretoria de Comunicação da Empresa Júnior de RP, na categoria Relações Públicas e modalidade "Organização de Eventos" Assista ao teaser elaborado pelo Grupo e-Colab para divulgação do evento:


A lista completa da premiação está disponível em http://www.intercom.org.br/vencedores-expocom-sudeste-2012.pdf. Os vencedores da etapa regional concorrerão ao prêmio nacional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação programado para acontecer em Fortaleza (CE) entre os dias 3 e 7 de setembro deste ano.

1 de julho de 2012

As pirâmides e a identidade mexicana

Da Redação SICOM PET,
por Gerardo Martínez - estudante intercambista da Universidad Nacional Autónoma de México 

O cultivo do espírito humano é realizado pela própria sociedade com o auxílio do seu progresso. No México existem os restos das culturas que formam o passado da civilização mexicana. A Arqueologia e a História preservam as características da população de lá e fazem parte do mistério que envolve os amantes dessas disciplinas. 

O México possui uma riqueza muito grande por ter sido formado com diferentes culturas em suas diferentes regiões. Espalhadas, juntas ou compartilhando semelhanças, essas são as raízes do México. 

A presença das culturas Maia e Azteca no território deixou, entre outros vestígios, as pirâmides que são um símbolo de identidade. Utilizadas como centros religiosos ou cerimoniais, representavam um lugar ótimo para a oração aos deuses e também foram utilizadas para os rituais e sacrifícios característicos daquelas culturas. 

Em Teotihuacán, podemos encontrar as duas pirâmides Aztecas que são as mais representativas do território mexicano, denominadas Pirâmides da Lua e do Sol. Construídas entre o século I a.C. e II d.C. as duas pirâmides eram vistas como lugares sagrados. 

A Pirâmide de Cholula ou Tlachihualtepec, em Puebla, é a maior construção piramidal do território mexicano. Com 202.505 metros quadrados e uma altura de 65 metros, essa majestosa pirâmide foi construída pelos astecas para ser templo do deus Chiconaquiahuitl. 

No complexo arquitetônico de Chichén Itzá, na península de Yucatan, a arquitetura Maia é uma das mais ricas da Mesoamérica pela sua variedade e conservação. Nesse lugar foi erguido o templo de Kukulcán, uma pirâmide de 24 metros de altura e 365 degraus simbolizando os dias do ano. Acredita-se que a construção, além de ter sido utilizada como centro religioso, foi também uma importante para a observação astronômica. 

Palenque é uma cidade Maia localizada no estado de Chiapas que, além de possuir outras construções, se destaca pela presença do Templo das Inscrições. A tradição aponta que essa pirâmide é a tumba do herói e líder político Pacal. 

Deve se ressaltar que, além das pirâmides, outros lugares e construções do México são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), fato que colabora para que o país seja sinônimo de cultura e tradição.

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais