Da Redação SICOM PET, por Gerardo Martínez - estudante da Universidad Nacional Autónoma de México
Começou como um passatempo e com
o gosto pela música em novembro de 2011. Três irmãos formaram o Grupo “Vázquez Sounds” e esbanjam popularidade graças
ao vídeo que fizeram de um cover da canção “Rolling in the Deep”, original da
cantora britânica Adele.
De Mexicalli, no Estado de Baja
California no México, os jovens Ángela (10 anos), Gustavo (12) e Abelardo (15) decidiram
fazer o vídeo e colocá-lo no Youtube. Em menos de 20 dias eles tiveram mais de
8 milhões de visitas.
Daí começou a euforia
internacional e eles se tornaram famosos de um dia para o outro. De imediato,
começaram as entrevistas no rádio, na televisão, em revistas famosas no México
e a na internet; fato que contribuiu para o reconhecimento de seus talentos na
música e a admiração de todo o público mexicano e também do Mundo.
Até agora, tinham feito mais
vídeos de outras canções como, por exemplo: “All
I want for Christmas is you”, “Forget
You”, “The Show” e “I want you back“.
O pai dos “Vázquez Sonds” é o produtor Abelardo Vázquez, também produtor de
outros grupos no México. Ele ficou surpreso pela resposta do público mexicano
e, principalmente, do público internacional.
Assista ao vídeo que fez dos “Vázquez
Sounds” um sucesso internacional:
O Grupo PET, em parceria com o Enxame Coletivo, realiza a Mostra Universitária CinePET na Virada Audiovisual que ocorrerá entre os dias 19 e 20 de maio. Serão exibidas produções audiovisuais durante duas horas na antiga estação ferroviária de Bauru. O objetivo é levar a produção audiovisual universitária para além do âmbito acadêmico, permitindo à população oportunidade de acesso a estas obras.
1) As inscrições são gratuitas e vão até dia 11/05/2012;
2) São aceitas produções audiovisuais de até 25 minutos no máximo;
3) As produções devem ser, obrigatoriamente, realizadas em âmbito acadêmico (necessário anexar comprovante de vínculo institucional da época da produção);
4) Enviar sinopse, ficha técnica e foto para divulgação para: petrtv@faac.com.br;
5) Entregar Ficha de Inscrição (impressa) na Sala PET e uma cópia em DVD (.vob, .mpg2);
6) A curadoria será composta por professores convidados para avaliar roteiro, qualidade técnica e artística.
7) As obras selecionadas serão exibidas entre os dias 19 e 20 de maio de 2012 e
8) Os autores das obras selecionadas receberão certificado de participação.
O escritor, dramaturgo e ator, Lourenço Mutarelli, participa hoje do CinePET na Unesp/Bauru, às 19h, na Sala 1. O filme exibido será O Natimorto, adaptação de um de seus romances. Mutarelli também é protagonista no filme junto com a atriz Simone Spoladore.
Na próxima terça-feira (24 de maio), o Grupo PET-RTV recebe a visita de Lourenço Mutarelli Jr. para o II Cine PET 2012 com a exibição do filme "O Natimorto".
O paulistano Mutarelli (1964) é escritor, artista gráfico, roteirista e ator. O início de sua carreira não foi nada fácil. Ele era considerado um peixe fora d'água no mercado editorial dos anos 80, enquanto nomes como Angeli, Glauco e Laerte consolidavam a carreira. Enquanto trabalhava nos estúdios Maurício de Souza, o quadrinista escritor publicou seu primeiro zine em 1988. Com a ajuda e influencia do quadrinista Marcatti, a obra do autor começou a aparecer em algumas revistas da época.
Em 1991 publicou seu primeiro álbum de quadrinhos com o título de Transubstanciação
Mutarelli marcou sua estréia na literatura com o romance 'O cheiro do ralo', de 2002, roteiro adaptado por Marçal Aquino para um longa filmado por Heitor Dhalia, em 2007. Logo em seguida, escreve 'O natimorto: Um musical silencioso', adaptado para o cinema por Paulo Machline, em 2009, e para o teatro por Mario Bertolloto.
Leia a entrevista com o escritor realizada pela repórter Beatriz Brandão Haga para o SICOM PET:
SICOM: Qual a sua relação dos Quadrinhos com a criação dos personagens?
L. Mutarelli: Tem muita história minha que nasce do próprio personagem. Pensando em um personagem, eu vejo um contexto. Nos quadrinhos acontecia muito isso: pensava no personagem e só depois eu tentava pensar na sua história.
SICOM: Seus HQs sempre foram em preto e branco e só na Revista Cyber Comics eles recebem cor. Isso foi uma escolha sua ou um pedido da Revista?
L. Mutarelli: Foi um pedido da Revista, até mesmo pelo fato de ser uma publicação virtual, para a Internet. Sim, comecei com o preto e branco, mas, recentemente, tenho trabalho muito mais com cor.
SICOM: Depois de um papel no "O Cheiro do Ralo", você volta às telonas protagonizando "O Natomorto", coincidentemente seu segundo livro a virar roteiro de cinema. Como foi a experiência do Mutarelli protagonista?
L. Mutarelli:Foi um processo muito interessante e difícil. Foi mais difícil pelo fato de eles pensarem que eu tinha todo o texto decorado, mas não era verdade. Eu já tinha feito outros curta metragens também, mas foi um processo muito complicado. "O Natimorto" conta a história de um rapaz que foi criado por uma tia que lia o tarô. Quando começam a sair as imagens de advertência nos maços de cigarro, ele achava que isso tem alguma relação, como se o dia dependesse da imagem que encontrasse ali. A história se aprofunda em outras questões, mas esse seria o mote principal.
SICOM: Na adaptação para o cinema, você acha que o livro perdeu muito conteúdo?
L. Mutarelli: Eu acho que são coisas distintas. Até agora eu gosto do resultado que foi feito. "O Natimorto" é mais difícil para mim, até mesmo porque eu estou lá e o senso crítico é bem maior. É uma adaptação, são linguagens diferentes, mas o principal está representado lá.
Você estava sempre no set de gravação, até mesmo por ser o protagonista. Você, como escritor da obra, em algum momento deu alguma sugestão, algum toque para o diretor Paulo Machline?
L. Mutarelli: Eu ficava mais tentando entender aonde ele queria chegar. Eu apenas fiz comentários no roteiro, comentário mais positivos do que para alguma mudança. Algumas eles até acolheram.
Durante a filmagem, apenas opinava como ator e não como autor.
O que você acha da iniciativa de Projetos, como Cine PET, que propõem a exibição e discussão de filmes nacionais?
L. Mutarelli: É uma atitude muito interessante. Para nós é sempre válido ter este diálogo e saber como o produto está sendo recebido.
-----
Assista também à entrevista de Lourenço Mutarelli para o Provocações, programa da TV Cultura:
“As mãos tremem enquanto seguram seus respectivos cigarros. A atmosfera é sufocante, os dias não se diferenciam das noites a não ser pelas luzes verdes e vermelhas que piscam pela janela.” Natimorto é assim, tensão, fraqueza, um ar sombrio, beleza (...), tudo isso dentro de um único livro adaptado para as telas do cinema, e que no próximo dia 24 (terça-feira) será exibido no Cine PET.
Lourenço Mutarelli é autor de HQs, peças de teatro e de diversas obras como Jesus Kid, A Arte de produzir efeitos sem causa, e o mais conhecido O Cheiro do ralo. O livro Natimorto conta a história de uma cantora lírica que viaja para São Paulo a convite de seu agente. Em 2002 a obra foi adaptada e dirigida por Paulo Machine, trazendo como personagem principal (O Agente) o próprio Lourenço. Para Mutarelli foi uma experiência diferente participar da produção como protagonista, “foi um processo muito interessante, e também difícil. Achavam que eu tinha o texto todo decorado, mas não tinha”. Ao longo do filme possível notar a simbiose entre criador e criatura, o que impressiona a todos que o assistem.
** A sessão acontece na Sala 1, do campus da Unesp de Bauru as 19hs e contará com a presença de Lourenço Mutarelli. A entrada é gratuita.
Como trabalho final de seu mestrado em TV Digital, Léo Schimmelpfeng desenvolveu um aplicativo que propõe mostrar processos artísticos de forma interativa e educativa. "Reflexões sobre a Arte" é um app para web e celulares e é o pioneiro do gênero em interação entre os cursos de Educação à Distância da Univesp.
O vídeo interativo vai da Semana de Arte Moderna de 22 à Tropicália, passando por vários momentos histórico-artísticos da dança, teatro e pintura, nacionais e de fora do Brasil.
Para ver o trabalho é só entrar no Laboratório de TV Digital, LABTVD. Boa experiência.
Da Redação SICOM PET, por Gerardo Martínez - estudante da Universidad Nacional Autónoma de México
El siglo XIX lo pasamos en guerra, tomen espada y caballo, es una advertencia a posibles enemigos y hablando del propio hecho de guerra son las frases que construyen el coro de un símbolo nacional, de una identidad que los mexicanos poseemos.
El Himno Nacional Mexicano es parte del valor histórico que los mexicanos tenemos, somos poseedores de uno de los himnos más bellos del mundo. Escrito por Francisco González Bocanegra y musicalizado por el español Jaime Nuno en 1823 y estrenado en septiembre de 1924, representa el sentimiento patriótico que nos identifica en el mundo.
Desde el 20 de octubre de 1942, el gobierno de México determinó, a través de la Secretaría de Educación Pública, que la ejecución incluya sólo dos de las 10 estrofas, intercalando en ellas cinco veces el coro.
Tiene medio siglo de existir y ser parte de la formación de los mexicanos. Desde el colegio se nos inculca el sentimiento patriótico que va evolucionando en cada uno a lo largo de la vida.
El patriotismo mexicano es único e incomparable, se vincula por el amor que todos los mexicanos sentimos por las cosas que nos pertenecen como por ejemplo nuestra tierra, el campo, la comida, nuestras tradiciones y sin duda alguna nuestra gente.
Nuestra tenacidad está presente en todas nuestras acciones y obras que realizamos en conjunto y es precisamente el Himno Nacional Mexicano que habla sobre todo ello describiendo exactamente quién es México.
Podemos definir al Himno Nacional Mexicano como parte de nuestro patriotismo y que es el equivalente colectivo al orgullo que sentimos por pertenecer a una familia, a una nación.
Les presento a continuación un video con el Himno Nacional Mexicano acompañado de imágenes de México y de nuestra historia con acontecimientos sociales importantes que han marcado la memoria del país hasta nuestros días.
Redação SICOM PET, Produção de texto: Kelly De Conti Produção de áudio: Kelly De Conti e Tayane Abib Edição: Beatriz Haga
Evento ocorre entre os dias 22 e 24 de maio
Já estão abertas as inscrições para a 14ª Jornada Multidisciplinar. A fim de debater a respeito do papel da comunicação como instrumento para enfrentar os desafios sociais, políticos e econômicos, a comissão organizadora escolheu o tema Mídia e Cidadania como foco. Contudo, a discussão será ainda mais ampla.
Para os participantes que desejam apresentar trabalhos, as inscrições custam 20 reais e se encerram no dia 27 de abril. Já os ouvintes têm até o dia 22 de maio e devem pagar 10 reais. Segundo a professora Suely Maciel, que faz parte do Comitê Científico, “os temas das comunicações orais podem estar inseridos na grande temática [Mídia e Cidadania] ou em discussões de outros campos, pois, como o próprio nome diz, trata-se de uma jornada multidisciplinar”.
Ela ainda informa que basta inscrever um resumo que relate o que será abordado na apresentação, o qual deverá ter entre 15 e 20 linhas e especificar objetivos, fundamentos teóricos, metodologia e resultados. A ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail: jornada2012@faac.unesp.br. Cada participante terá cerca de 20 minutos para expor seu trabalho. A programação do evento, assim como as fichas de inscrição e demais informações, encontram-se na página do evento.
Confira as entrevistas com os professores Carlo Napolitano e Murilo César Soares, membros do Comitê Organizador da Jornada.
O Prof. Dr. Carlo Napolitano fala sobre o cronograma do evento:
O Prof. Dr. Murilo César Soares comenta sobre a escolha do tema e os convidados:
Exibição do filme "Quem se Importa" + debate com a diretora Mara Mourão na próxima quinta-feira, dia 19/04, 19h, no Senac.
"Quem se Importa", novo documentário de Mara Mourão aborda o universo dos empreendedores sociais. A produção percorre sete países pelo mundo e traz ao público um pouco do trabalho, das histórias de vida e das soluções inovadoras que empreendedores socias encontraram para problemas como evasão escolar, bullying, pobreza extrema, falta de noções básicas de saúde e outros.
Mara Mourão é uma diretora e roteirista brasileira. Foi diretora de mais de 200 comerciais, vários curtas e quatro longa metragens. Seus trabalhos são famosos por ter um impacto social. O filme "Doutores da Alegria" recebeu o selo da UNESCO por ser considerado um filme que Promove uma Cultura de Paz. Em breve, seu mais novo filme estará nas telas, o documentário "Quem se Importa", lançado em abril de 2012.
"Carioca" conta história de um jornalista inglês que vem ao Rio de Janeiro para falar da vida do carioca. Desiludido com os famosos clichês da cidade (samba, praia, bunda, etc) e sem conseguir escrever sobre o tema ele descobre alguns dos verdadeiros atributos da cidade maravilhosa.
O filme vale também pela caricata participação de José Wilker e sua voz chegando a níveis incríveis de grave.
Da Redação SICOM PET, por Gerardo Martínez - estudante da Universidad Nacional Autónoma de México
"FOGO o inicio da humanidade
O Projeto Fogo Ensemble leva aos mexicanos uma visão além das fronteiras, mostrando a realidade de outros países por meios de suas canções e danças típicas. A alegria do Brasil, a veemência de Portugal e o calor da África estão presentes nos encontros do Projeto. Formado em 2007 por Chris Arhundati, Leo Nava e Leão James, o Fogo Ensmble configura-se, essencialmente, como um projeto de música lusófona com o objetivo principal de difundir a cultura dos países de língua portuguesa por meio da música. O Ensemble tem como foco os gêneros musicais pouco difundidos no México, como por exemplo, o fado português, a morna cabo-verdiana, bossa nova, samba e o rock brasileiro.
O projeto apresenta grande repercussão em diversos Fóruns Culturais, programa de radio, e universidades dentro e fora do país. Tem recebido reconhecimentos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), do Instituto Politécnico Nacional (IPN), o Claustro de Sor Juana, do Instituto Camões de Portugal, pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Secretaria Cultural de São Paulo, cidade onde os integrantes do grupo já fizeram um pequeno tour com o projeto “Meu povo sente igual”. Tem colaborado também com as embaixadas de Brasil e Portugal, também com o Instituto Nacional de Migração (INM) e também para os eventos culturais promovidos pelo Governo da Cidade do México.
A seguir você encontra a definição do Projeto Fogo Ensemble publicado pelos próprios integrantes na página do Facebook:
“Foi o fogo o que abriu os olhos do homem, deu-lhe conhecimento, acordou os seus sentimentos, a luta e a irmandade (…) do jeito que o amor e a música o fazem… desse jeito é que o Fogo Ensemble tenta mostrar o oceano de culturas amarradas pela luta, a esperança, o amor, alegria e saudade” (… ).
Veja um vídeo de apresentação do Grupo no teatro “Javier Barros Sierra” na UNAM, câmpus FES Acatlán, em 2011:
A questão dos Direitos Autorais sempre foi algo que intrigou muita gente. Com a facilidade de compartilhamento de arquivos gerada pela internet, a discussão chegou a um ponto de extrema importância, fazendo com que os profissionais do mercado audiovisual se perguntem: Como proteger algo que estou produzindo ou pensando em produzir? A partir desse ponto o grupo PET-RTV decidiu promover o Ciclo de Debates “Direitos autorais e produção audiovisual”, que contará com a presença de João Lima, discotecário da Radio Unesp FM e Wilken David Sanches, diretor geral do Coletivo Digital.
As leis
Uma das primeiras leis de direito autoral diz respeito à propriedade de bens imateriais, oriundos de criações humanas. Sendo assim, uma forma de propriedade intelectual do autor. Segundo a lei de 1998, a propriedade intelectual é dividida em dois ramos: o de direito autoral (sem caráter utilitário e industrial) e o direito à propriedade industrial (satisfazendo a necessidades culturais).
Para a aluna de Rádio e TV Flávia Battistuzzo as leis devem ser conhecidas por todos da área “Como futura radialista e produtora acho importante, até porque precisamos saber como regulamentar nosso produto. Além de ser um tema que não é muito debatido em sala de aula”.
Em 2010, com a internet já interferindo nas questões mercadologicas da produção, questionamentos voltaram a debate e o Ministério da Cultura ( MinC ) se viu obrigado a agir. Um novo texto de lei foi produzido objetivando a redefinição da autoria das obras e a regulamentação da arrecadação no seguimento.
A mudança na internet
Com o surgimento da cultura do ciberespaço e com o tráfego de milhares de informações, a discussão gerada em torno dos direitos autorais tomou novas proporções. Porém, o assunto ainda não foi totalmente esclarecido. Para João Lima, discotecario da Radio Unesp FM “a legislação carece de ajustes e acertos para as produções feitas exclusivas para a internet.” O radialista afirmou também que essas discussões, como a que o grupo PET-RTV realiza na próxima terça-feira, geram soluções para as questões que ainda não foram resolvidas.
O debate acontece no dia 17/04, as 19hs, na Central de Salas do campus da Unesp de Bauru.
A entrada é gratuita e aberta a todos que se interessam pelo assunto.
A entrevista completa com João Lima poder ser conferida no link abaixo.
Redação SICOM PET, Produção: Ana Carolina Monari e Tayane Abib
A 2ª Discussão Pedagógica dos cursos de comunicação da FAAC/Unesp, câmpus Bauru, será realizada hoje, na sala do Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas (NEPP), às 18h30. A atividade tem como objetivo discutir a grade curricular do curso de Radialismo que, assim como a dos demais cursos de comunicação, não é alterada desde 2004. O Coordenador de Curso de RTV, Carlo Napolitano, fala sobre a participação dos alunos na elaboração de propostas.
COMUNICADO: A Discussão Pedagógica é aberta a todos os interessados.
Seminário sobre as experiências com o Sistema Brasileiro de Televisão Digital está na programação da NAB Show deste ano.
Da Redação SICOM PET, por Kelly De Conti.
Uma delegação irá representar o Brasil na NAB Show 2012, maior feira de radiodifusão do mundo, que ocorre no dia 17 de abril em Las Vegas. Os organizadores do evento convidaram o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD) e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) para apresentar o seminário “ISDB-T Internacional”.
No evento, os brasileiros irão expor a tecnologia desenvolvida pelo país, em parceria com o Japão, para as transmissões de TV Digital. Além das características do ISDB-T, serão relatados os avanços conquistados nos últimos anos. As experiências com países que já adotaram o sistema nipo-brasileiro – como Peru, Costa Rica e Uruguai – também farão parte do seminário.
Essa feira costuma movimentar cerca de 18 bilhões de dólares e reunir mais de 90 mil profissionais de mídia e entretenimento de 150 países. A delegação brasileira contará com empresários do setor de telecomunicações, representantes do governo e radiodifusores. Entre eles, estarão presentes o gerente executivo da Anatel, Pedro Humberto de Andrade Lobo, o presidente do Fórum SBTVD, Roberto Franco, e o assessor da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Flávio Lenz.
Da Redação SICOM PET, por Laura López Vargas - estudante colaboradora da Espanha
Nunca antes se habían consumido tantos produtos audiovisuales como en la actualidad, el proceso de transformación resulta bastante complejo debido a numerosos factores que están alterando el tradicional sistema de vida de la maquinaria audiovisual.
La Ley General de Comunicación Audiovisual (LGCA) del 31 de marzo de 2010, ha modificado radicalmente la industria audiovisual en España. 2010 fue un año clave para introducir elementos hasta ahora inéditos en la industria española como la prohibición de emitir publicidad en la Televisión Pública Española y la vía libre a la participación accionarial en más de una concesionaria que ha provocado ya todo un terremoto con la fusión de Telecinco y Cuatro (dos de las principales cadenas en abierto españolas).
Estos nuevos procesos de concentración configuran un panorama empresarial semejante al que impera en países como Francia, Alemania o Reino Unido, donde encontramos diversidad de canales en propiedad de muy pocas manos. Esta concentración tiene aspectos muy negativos si tenemos en cuenta que a fin de cuentas el mensaje que el público recibe está construido por el mismo grupo de personas para diferentes audiencias y para la totalidad de los medios de comunicación, esto se traduce en un mensaje homogéneo que dista mucho de la transparencia informativa. La calidad del mensaje puede verse seriamente alterado si estas grandes concentraciones se siguen llevando a cabo tanto en España como en otros países vecinos.
El mercado audiovisual, centrado hasta hace poco tiempo en la televisión analógica, está migrando sus contenidos hacia nuevas plataformas tecnológicas tales como internet, telefonía móvil o la TDT, por ello, también la nueva televisión demanda profesionales capaces de liderar el modelo de televisión del futuro, formados para gestionar nuevos formatos de entretenimientos, técnicas de programación y comercialización en estas tecnologías.
Es de esperar que las nuevas reglas del mercado se impongan finalmente y acaben situando al negocio en una posición jurídica y de explotación similar a la de otros países europeos, mientras tanto, el sector tiene que afrontar el panorama actual y adaptarse al nuevo marco legal para la prestación de servicios, así como superar los retos del futuro, conviviendo con un modelo lleno de interrogantes en relación al negocio de las licencias y su arrendamiento o la sostenibilidad del modelo actual en las televisiones públicas, autonómicas y municipales.
El 3 de abril de 2010 se completó el apagón analógico culminando una transición al digital que abriría una nueva era audiovisual en España marcada por la multiplicación de canales y la fragmentación de audiencias, con el consecuente juego de alianzas y fusiones que aún hoy continúa.
Al multiplicarse las opciones que, con la llegada de la TDT, tiene el espectador, la fragmentación televisiva ha alcanzado su máximo apogeo, esto explica que las cadenas tradicionales hayan obtenido sus mínimos anuales. En cuanto a la publicidad y tras varios años consecutivos con retrocesos en cifras de inversión el año 2011 ha logrado estabilizar los números del año anterior con una cifra estimada alrededor de los 2.400 millones de euros, con un posible crecimineto del 2% más que en años anteriores.
El consumo individual de televisión (43% del total) sigue siendo el mayoritario seguido del consumo en pareja (39%) y en grupo (18%). Pese al empuje de nuevos soportes, el consumo de televisión crece de forma muy significativa para alcanzar los 234 minutos por perdona y día, confirmando que hasta el momento, internet y las nuevas tecnologías no afectan negativamente al visionado televisivo tradicional.
Acontece hoje a Oficina de Maquiagem para HDTV com o maquiador e cabeleireirob da TV Record, Alex Espíndola. O evento será realizado no Laboratório de Rádio e TV da FAAC às 19h. A repórter, Jéssica Godoy, conversou com Espíndola para saber mais sobre a proposta da atividade.
O grupo PET/RTV realiza na próxima terça-feira (dia 10) a Oficina de Maquiagem para Imagens em HD. O convidado que irá ministrar a atividade é o maquiador, Alex Espíndola, formado pelo SENAC São Paulo. O evento será realizado no Laboratório de Rádio e TV às 19h.
Há 4 anos, Espíndola trabalha na TV Record e, atualmente, é responsável pelo Programa do Gugu. Além de maquiador, também é cabeleireiro e caracterizador de efeitos, como na produção de ferimentos e machucados em artistas e apresentadores de outros programas da emissora.
A escolha do tema acompanha o advento da HDTV, que trouxe novos desafios para a direção de arte e profissionais da área. As imagens captadas por câmeras de alta definição são muito mais nítidas e detalhadas, o que demanda a adaptação e aprendizado de novas técnicas para esse tipo de formato.
A maquiagem e figurinos são essenciais para a composição estética e artística das produções audiovisuais, e o conhecimento mais amplo de produtos e técnicas auxilia tanto na criação cenográfica, quanto no acabamento das imagens.
COMUNICADO:
Informamos que foram abertas mais CINCO vagas para a oficina.
As inscrições devem ser feitas na Sala do PET-RTV na segunda (09/04) ou terça-feira(10/04) das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Taxa de inscrição: R$5,00
O Comunica PET é o boletim do grupo PET e do Departamento de Comunicação Social, produzido pelo SICOM PET, que traz as principais novidades do câmpus e da cidade na área de comunicação e tecnologias digitais, além de te manter informado sobre tudo que acontece no departamento dos cursos de comunicação.
Nessa primeira edição, vamos falar um pouco sobre economia criativa, tema de estudo do grupo NeoCriativa da FAAC, coordenado pelo professor Juarez Tadeu de Paula Xavier, na matéria de Millena Grigoleti. Teremos também um apanhado geral, feito pela repórter Jéssica Sumida, das principais novidades e melhorias que estão sendo planejadas para este ano nos cursos de Comunicação Social.
Também é destaque a educação à distância na Unesp, a modalidade de ensino superior que mais cresce no país, na matéria de Jakeline Lourenco, e o mais novo professor da FAAC, Francisco Machado Filho, apresentado pela repórter Luana Rodrigues.
Veja também a agenda de todos eventos do PET no mês de abril, pra você não ficar de fora de nada! Confira tudo isso na primeira edição do Comunica PET .
Da Redação SICOM PET, por Gerardo Martínez - estudante da Universidad Nacional Autónoma de México
El intercambio, una experiencia que cambia.
Comienza con el anhelo de conocer un país, salir de la rutina acostumbrada para llenarse de nuevas experiencias, y hasta ahora me he enriquecido de Brasil.
En un principio todo es nuevo y diferente, es como si me encontrara en otro planeta y trato de encontrar cosas de mi mundo, cosas semejantes con las que siempre he tenido contacto.
Los primeros días tomo en cuenta que el curso de idioma que cursé en mi país no me sirvió de nada. Todos hablan rápido y natural, ellos se encuentra en su casa, su tierra y yo he llegado para conocer ese mundo.
Caigo en la cuenta que en ocasiones las cosas que poseemos solamente las apreciamos cuando no las tenemos. En mi caso lo que más extraño es la comida.
Me identifico con esta experiencia con el “mito de la Caverna” de Platón, donde nos habla de la situación del ser humano frente al conocimiento.
El ser humano necesita estar en contacto con la realidad y conocerla. Su perspectiva e interpretación se basa a partir de lo que él mismo conozca, es por eso que los hombres de las cavernas sólo conocían el mundo exterior a través de sombras y no de un contacto real, es por eso que para ellos esas figuras que veían las interpretan como reales, pues es lo único que conocen.
Gracias a la tecnología de los medios de comunicación podemos conocer a través de la televisión otros lugares del planeta, nos formamos una visión de lo que existe y podemos hablar de determinado lugar sintiendo que lo conocemos sin haber estado ahí.
Siendo la primera vez que salgo de mi país, la experiencia hasta ahora la puedo definir como única. He salido de ese mundo de interpretaciones que tenía para conocer una nueva realidad y así, construirme mi nueva perspectiva de las cosas. Contemplar las cosas no ha podido ser de manera inmediata. Todo el proceso de adaptación lleva su tiempo y su espacio dándose de manera diferente en cada uno. En mi caso, ha sido de manera gradual y me he ido acostumbrando, no sólo a mirar, sino también contemplar y descubrir la belleza del cosmos.
El miedo es una barrera que no permite al ser humano continuar su desarrollo, y sobre todo su enriquecimiento.
Puedo decir que gracias a esta experiencia que continua, me estoy liberando del mundo que me mantenía atado. Ahora estoy conociendo y aprendiendo cosas que nunca creí aprender.
Me he liberado de una perspectiva y estoy construyendo una mejor. Doy gracias a la vida por darme esta oportunidad.
Recomiendo a todos salir de sus cavernas para descubrir el mundo de allá afuera y conocer, siempre conocer.
Falta menos de uma hora para o início da palestra sobre o Story Touch, ministrada pelo membro da equipe de desenvolvimento do programa, Luís Eduardo Amaral. O Story Touch é um software de dramaturgia que permite ao usuário escrever e analisar roteiros através de gráficos, janelas e tabelas, gerados a partir de informações que o próprio autor aplica no texto. Confira uma prévia do que acontecerá no evento no boletim da repórter Jéssica Godoy.
Com duração de 15 minutos, “5 anos mudaram tudo” traz entrevistas com profissionais que aproveitam as possibilidades criadas pelas novas tecnologias
Da Redação SICOM PET, por Kelly De Conti.
A velocidade das mudanças tecnológicas é avassaladora. A cada dia, novos produtos são
criados e surgem maneiras diferentes de interagir com os produtores de informação. O
documentário “5 anos mudaram tudo”, ´produzido pela HOTWords, mostra essa capacidade
de evolução tecnológica que marca o século XXI.
Com cerca de 15 minutos de duração, o filme dirigido por Marina Bastos começa com trechos
de depoimentos do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a última
corrida eleitoral. Neles, Obama aponta a importância de se ter “liberdade irrestrita da troca
de informação”, sobretudo por meio de uma internet livre, ao contrário do que previam os
recém-criados projetos de lei SOPA e PIPA, que tramitaram no Congresso americano.
O documentário traz entrevistas com representantes de grandes empresas, como Romero
Rodrigues, co-fundador do site Buscapé, e Alex Banks, diretor geral da ComScore Brasil.
Em pauta, temas como as mudanças causadas pela internet e pelos novos dispositivos
tecnológicos, como iPads, smarthphones e outros. As redes sociais e a sua importância para a
interação entre produtores e consumidores de produtos e informações também foram foco do
trabalho idealizado por André Lefcadito e Gustavo Morale.
A íntegra do documentário está na área de vídeos do nosso blog.
Da Redação SICOM PET, por Gabriela Ferri e Giovani Vieira
O mês de abril está começando e o Grupo PET-RTV divulga as suas atividades. Que tal deixar as suas noites de terça-feira livres para acompanhar a nossa programação?
Na primeira terça-feira de abril, dia 03, o grupo realiza uma palestra para a exposição da ferramenta Story Touch.O software de dramaturgia criado e desenvolvido por Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, será apresentado pelo convidado especial Luís Eduardo Amaral, membro da equipe Story Touch. Os presentes vão receber uma licença
No dia 10, terça-feira seguinte, o PET-RTV promove a oficina “Maquiagem para HDTV”. Alex Espíndola, formado pelo SENAC e atual maquiador da TV Record, vai ensinar as principais técnicas criadas e adotadas em veículos que produzem conteúdo audiovisual em alta definição.
Na outra semana, 17/04, o grupo organiza o II Ciclo de Debates com o tema “Direitos autorais e a produção audiovisual”. A ideia é discutir como devemos trabalhar na questão dos direitos autorais dentro do atual contexto de convergência de plataformas.
A última terça-feira, 24/04, fecha as atividades com o CinePET apresentando o filme “O Natimorto”, dirigido por Paulo Machline. A sessão conta com a presença do autor da obra Lourenço Mutarelli, formado pela Faculdade de Belas Artes; escritor, artista gráfico, roteirista e ator. A presença do autor tem como objetivo apresentar como foi trabalhada a adaptação da obra para o cinema.
Durante todo o mês, o grupo PET também terá grupos de estudos voltados para tecnologias digitais. As atividades promovidas pelo grupo variam entre gratuitas e pagas, com valores simbólicos para o grupo viabilizar as atividades.
Confira o calendário completo:
>>ABRIL
2/4 - Grupo de Estudos em Plataformas Digitais Coordenador:Prof. Dr. Willians Balan Horário: 19h-22h Local: Sala do NEPP
O Story Touch é um software de dramaturgia criado e desenvolvido pelo roteirista e sócio da O2 Filmes, Paulo Morelli. O membro da equipe do Story Touch, Luís Eduardo Amaral, irá ministrar a palestra, e demonstrar o conceito e funcionamento do software. O programa permite ao usuário escrever e analisar o roteiro ao mesmo tempo através de gráficos, janelas e tabelas gerados a partir de informações que o próprio autor aplica no texto. É possível acompanhar a evolução das emoções e valores envolvidos no roteiro, sentir o tom e o ritmo da história, dimensionar a presença dos personagens, visualizar o tamanho de atos, sequências e cenas, e ver os pontos de virada, crise e clímax presentes na história.
O evento é gratuito e será oferecido aos participantes um período gratuito de três meses da versão mais completa. Todos os presentes também vão receber certificado de 2h/a.
4/4 - Grupo de Observação em Economia Criativa (NeoCriativa) Coordenador:Prof. Dr. Juarez Tadeu Xavier Horário: 17h-19h Local: Sala de Reuniões do Departamento de Comunicação Social
9/4 - Grupo de Estudos em Plataformas Digitais Coordenador:Prof. Dr. Willians Balan Horário: 19h-22h
Local: Sala do NEPP
10/4 – Oficina PET
Temática: Maquiagem para HDTV Convidado:
Alex Espíndola
Horário: 19h Local: Laboratório de TV da FAAC/Unesp
“Formado em maquiagem pelo SENAC São Paulo com DRT profissional, alem de caracterizador de efeitos especiais e cabeleireiro. Atua a 4 anos na TV Record e no momento é responsável pelo programa do Gugu.”
11/4 - Grupo de Observação em Economia Criativa (NeoCriativa) Coordenador:Prof. Dr. Juarez Tadeu Xavier Horário: 17h-19h Local: Sala de Reuniões do Departamento de Comunicação Social
12/4 – Discussão Pedagógica Horário: 19h Local: Sala do NEPP
13/4 – Curso Cenografia Digital
Coordenador: Profª Drª Daniele Fernandes Horário: 14h-18h Local: Laboratório de Informática do DARG
17/4 – II Ciclo de Debates PET 2012
Temática:
Direitos autorais e a produção audiovisual Horário: 19h Local: Central de Salas
18/4 - Grupo de Observação em Economia Criativa (NeoCriativa)
Coordenador: Prof. Dr. Juarez Tadeu Xavier Horário: 17h-19h Local: Sala de Reuniões do Departamento de Comunicação Social
20/4 – Grupo de Estudos e Pesquisa em Roteiros de Formatos Digitais Coordenador: Prof. Dr. Francisco Machado Filho Horário: 14h Local: Sala 74
23/4 - Grupo de Estudos em Plataformas Digitais Coordenador:Prof. Dr. Willians Balan Horário: 19h-22h
Local: Sala do NEPP
24/4 – CINE PET Discussão: filme “O Natimorto”, 2009 Convidado: Lourenço Mutarelli Júnior
Horário: 19h
Local: Sala 1
27/4 – Curso Cenografia Digital
Coordenador: Profª Drª Daniele Fernandes Horário: 14h-18h Local: Laboratório de Informática do DARG
Luna
-
Luna é um curta-metragem que fala sobre desconfiança, erros e decepções.
Este filme foi um projeto de experimentação de seis alunos de Rádio e TV do
segu...